Live! Quais os 5 erros que o gestor de motel não deve cometer

18/08/2023

Fala, Moteleiro! Nesta live, Roberto Bacca traz um assunto polêmico: os cinco principais erros que os moteleiros ainda cometem na gestão do seu negócio. Siga as dicas para entender estes importantes dilemas da motelaria!

Primeiro erro: ficar preso na operação do motel e não na gestão: Você ainda cuida da portaria? Da recepção? Tem medo de fraudes em seu negócio e por isso não quer contratar pessoal para fazer o trabalho adequado? Então você é o chamado “gestor bombeiro”, pois está apagando incêndios a todo o momento em seu negócio! Analise seu motel como um todo e entenda onde realmente você deve pensar e investir. O moteleiro da nova motelaria deve estar pensando em como melhorar o movimento, como investir em novas suítes, conversando com outros moteleiros e aprendendo a todo o momento. Falando de público, as novas gerações serão o futuro público do seu motel daqui a quinze, vinte anos, e já estão integradas às novas tecnologias como celulares e dispositivos eletrônicos.

Segundo erro: não ter seu motel padronizado: Atenção especial aos POPs (produtos padronizados) dos fornecedores, manuais e procedimentos. Como a recepção atua? As camareiras? O marketing? A limpeza da cozinha? Os processos de execução dos pratos? Seu motel não deve ficar preso em pessoas, mas sim em processos! Quando você tem um motel padronizado, com um manual de operação, você sabe o que cobrar do seu colaborador. Caso ele não esteja dando o devido resultado, você pode cobrar dele uma reciclagem e retreinamento, se ele não estiver seguindo o manual dos POPs. Comece criando um manual pequeno, com os itens-base, mas personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio. Mas de nada adianta ter um manual se você não treina, não cobra e fiscaliza sua equipe. Também é importante deixar todos os manuais em local de fácil acesso à sua equipe, como na recepção, em caso de necessidade. Assim, até mesmo a pessoa da recepção pode tomar alguma atitude rápida em relação a uma emergência, caso ocorra, para que o problema não se agrave. E quando você tem os procedimentos padronizados em seu motel, você consegue trabalhar em três pilares: produto, serviço e divulgação.

Terceiro erro: quando você não tem um sistema especialista para gestão do seu motel. Fazendo uma conta de tempo e fraude, você acabará contratando o sistema rapidamente. Quando se trabalha com pessoas e possibilidade de erros ou fraudes, há o problema de lidar com o fator humano e depender de pessoas honestas para confiar, controlar e trabalhar.

Quarto erro: controle manual do estoque. Mesmo tendo um sistema especialista, muitos motéis ainda fazem um controle manual de estoque. Isto é uma falha gravíssima, por três pontos: 1) Você não consegue ficar contando seu estoque a todo momento. Você vai usar planilhas. E quando acontecer de esquecer de comprar algum produto, ele faltará para venda ao seu cliente e começará a queimar a imagem do seu negócio, perdendo autoridade na prestação de serviço. 2) Você começa a comprar mal. Às vezes, irá comprar algo que não precisa, simplesmente porque o vendedor lhe fez uma oferta. Sua margem de lucro some. Com um sistema especialista, você terá informações e resultados seguros sobre seu estoque e venda de mercadorias. 3) Na cozinha, também é interessante alternar o cardápio de tempos em tempos. Estoque parado é prejuízo! Com um sistema especialista, seu controle de estoque lhe trará ganhos até na compra de produtos, pois você saberá o quanto está pagando em cada mercadoria que realmente precisa em seu negócio. A automação também é importante para um controle operacional que garanta o faturamento do seu negócio. A solução e a automação visam garantir o seu faturamento e resultado.

Quinto erro: não ter as informações do seu motel na palma de suas mãos: Gestor, tenha um aplicativo no seu celular para acompanhar a gestão do seu motel a distância! Sanando estes cinco itens, você resolve muita coisa em seu motel, melhorando muito mais o controle e gestão operacional do seu negócio.