O marketing do seu motel de forma prática e fácil com o Google Meu Negócio

O marketing do seu motel de forma prática e fácil com o Google Meu Negócio

10/09/2023

Diariamente somos “bombardeados” por tecnologias e oportunidades de todos os lados para evoluir nossa visibilidade, correto? Porém, muitos motéis no Brasil ainda não exploram oportunidades que são gratuitas e estão ao alcance de todos. 

Uma destas ações gratuitas é utilizar o Google Meu Negócio: com a ferramenta, seu motel terá maior visibilidade na internet, aumentando o seu faturamento.

Você, proprietário ou gestor de motel, sabe o que é Google Meu Negócio e qual a relação que você precisa ter com ele? Partimos pelo princípio de que é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que possibilita aos gestores ou donos de motéis gerenciar sua presença on-line no Google, inclusive na Pesquisa Google e no Google Maps.  Ao verificar e editar as informações da sua empresa, você ajuda seus clientes a encontrá-lo e pode contar sua história a eles.

Até aí parece ser só mais uma opção de divulgação do seu negócio, não é mesmo? Mas não é, e eu explico o motivo. O Google Meu Negócio passou a ser um ponto de atenção e ferramenta indispensável para o seu sucesso. Aliado a ele está a existência de um bom site, e para ficar ainda melhor, o ideal é ter um blog junto ao site do motel para geração de conteúdo. Muitos motéis não se preocupam com a forma que aparecem na busca do Google, mesmo sabendo que grande parte de seus clientes provém de uma possível pesquisa feita online.

Antes de qualquer coisa, você precisa tomar as rédeas do Google Meu Negócio. Se ainda não administra as informações na plataforma do Google Meu Negócio, você pode acessar e solicitar clicando na opção “Sou o proprietário” no campo correspondente, ou acessar a plataforma com uma conta do Google e preencher as informações do seu motel.

Selecionei algumas dicas importantes sobre como usar o Google Meu Negócio a seu favor:

O nome do seu motel: precisa estar escrito de forma assertiva, contendo a localização correta e as opções de contato certas. Qualquer informação que esteja em desacordo com a situação real do seu negócio pode fazer você despencar na posição do Google e os resultados serão negativos.

Fotos: tenha ótimas fotos e publique na plataforma do Google Meu Negócio. Não corra o risco ou cometa a fatalidade de permitir que fotos de baixa qualidade (caseiras) feitas pelo seu cliente ganhem relevância. Para evitar que isso aconteça, esteja sempre alerta. Caso não tenha as ferramentas necessárias para fazer boas fotos, invista nisso, contrate um profissional para registrar imagens de alto padrão dos seus ambientes. Se você já possui um site (espero que sim) pode utilizar as mesmas fotos.

Aqui vai a dica mais relevante de todas: ficar atento 100% nas avaliações do seu motel no Google. Caso você não tenha visto, as avaliações são de até 5 estrelas, onde eu diria que de 1 a 3 é péssimo à alarmante e de 4 a 5 demonstra que você está no caminho certo, ou seja, fazendo um ótimo trabalho.

Essas avaliações acontecem através de seus clientes, sem o seu controle. Quando o seu cliente fica um determinado tempo dentro do motel, recebe uma pesquisa de avaliação assim que se desloca para a saída, enviada pelo próprio Google. Lembre-se que a nota dele será de acordo com a experiência do mesmo em seu motel.

Interaja imediatamente com os seus clientes online no Google Meu Negócio

Se você, gestor, já estiver atento e controlando o perfil do seu motel no Google, receberá um e-mail ou uma notificação a cada informação inserida, avaliação, pergunta ou comentário (feedback) que o cliente fizer. 

Responda-o de forma instantânea ou o mais breve que puder, pois o Google considerará essa atitude extremamente positiva, lhe dando ainda mais relevância de forma orgânica*.

Tem muito proprietário ou gestor de motel desesperado por possuir uma avaliação média ou ruim no Google. Você precisa saber que isso tudo reflete diretamente no seu bolso, ou seja, no faturamento do seu motel.

Como eu já fui gestor de motel posso lhe garantir que há clientes que escolhem e dão preferência a estabelecimentos levando em conta o resultado das avaliações do Google. Atualmente isso acontece em todos os ramos e segmentos, mas ainda mais forte quando falamos de experiências moteleiras, hoteleiras e gastronômicas.

*orgânica: refere-se à busca orgânica, que traz resultados naturais, ou seja, “não pagos”, de um mecanismo de busca no Google. Em oposição à busca orgânica estão os links patrocinados, que como o próprio nome sugere são anúncios pagos e que aparecem na maioria das páginas de resultados.

A ferramenta Google Meu Negócio, se administrada da forma correta, traz benefícios:

1) Melhora no posicionamento da sua empresa nas pesquisas do Google: com o perfil do Google Meu Negócio completo e atualizado, seu motel ganha relevância nas buscas de clientes potenciais.

2) Controle da reputação: com o conhecimento das manifestações online sobre o seu negócio, no caso de alguma avaliação negativa, respondendo adequadamente você ainda pode reverter feedbacks negativos em clientes satisfeitos.

3) Envio de relatório mensal, apresentando em números reais a quantidade de pessoas que clicaram em seu site, que entraram em contato por telefone, ou até mesmo quantas usaram o Google Maps para chegar até o seu estabelecimento.

4) Por fim, com tudo isso, você aumenta o seu faturamento.

Gestores que estão comprometidos com o Google Meu Negócio têm um grande resultado de crescimento. Com este novo aliado para divulgar o seu motel, alinhado com outras ações de marketing digital, com toda certeza seu motel vai evoluir na gestão e será um grande diferencial para o segmento.


O Google Meu Negócio é uma ferramenta excelente para prospectar e fidelizar clientes.  Você pode ter acesso a este conteúdo completo em e-book de forma GRATUITA. Basta preencher o formulário abaixo.