Gestão e Tecnologia para Motel - Como a tecnologia ajuda nos controles dos processos do meu motel.

Gestão e Tecnologia para Motel - Como a tecnologia ajuda nos controles dos processos do meu motel.

01/10/2021

Moteleiros e Moteleiras! Nesta live especial, Roberto Bacca conversa com o convidado Luiz Eduardo Stedile, proprietário da Rede Luv Motéis, sobre como toda a tecnologia e a implementação do sistema InfoMotel melhorou os processos e a forma como isso traz autonomia aos gestores de todas as unidades em que esse sistema está implantado. 

 

 

  • Eduardo percebeu que precisava oferecer um serviço diferenciado, até para se destacar dos concorrentes, e resolveu investir em tecnologia. Percebeu também que havia mais evolução em tecnologia na rede moteleira do que hoteleira.

 

  • Moteleiro e moteleira: a automação garante que seu cliente possa ter o máximo de autonomia possível, mas acredite, esse investimento é notado não somente pelo seu cliente, mas sim, pelas pessoas que trabalham nas operações. Vale lembrar que tudo hoje está ligado à tecnologia, então, porque o seu motel não estaria?

 

  • O investimento não é somente financeiro, mas também de tempo e intelectual. Não basta você implantar a automação ou software e não treinar a sua equipe. A tecnologia ajuda desde que você saiba trabalhar com ela.

 

  • Ser gestor de um motel exige muito jogo de cintura e muito alinhamento com a equipe. Se o seu convidado tiver um problema e não for bem entendido (ex. problema na suíte, erro no consumo) e o gestor ou a recepção não souber conduzir a situação, este cliente não voltará e ainda dará um feedback negativo aos seus.

 

  • O autoatendimento facilita muito na implementação de padrões. O digital traz rapidez para o cliente e para a equipe, deixando a estadia mais dinâmica e com uma taxa menor de insatisfação. Essa é uma norma forma de encantar o seu cliente e deixá-lo independente na hora de escolher as suas experiências.

 

  • Na parte do checkout, o sistema especialista já calcula o consumo, o cliente vê na tela o seu consumo e só contesta se houver algo errado, ou se quiser pagar em dinheiro. Caso contrário, o cliente pagará no cartão de forma muito intuitiva e além de tudo, será incentivado a avaliar já na tela de saída a pesquisa de satisfação, o que também evita erros, já que é fiel ao que o cliente votou.

 

  • Pix: o Pix teve uma aceitação enorme por parte do público, trazendo praticidade e garantia de pagamento. Hoje com o QR Code, facilitou muito, e em tempos de Covid, evita o contato com o dinheiro em cédulas, trazendo mais segurança.

 

  • InfoCamareira: através dos pagers, esse sistema trouxe muita autonomia para as camareiras e evitou erros, como prioridades de limpeza, processos mais assertivos, evita desconfortos de entrar em suítes erradas ou de deixar essa parte do operacional muito morosa. Com esse sistema, a camareira será direcionada sobre o quê ela deverá fazer naquele momento, de acordo com as demandas.

 

Dica do Bacca: Sempre que você implementar uma mudança no seu empreendimento, haverá uma resistência, principalmente porque a equipe terá que aprender algo novo. Tenha paciência e seja persistente, depois de tudo alinhado, a equipe não conseguirá mais viver sem aquela melhoria. 

 

  • Moteleiros: lembrem-se que de que investimentos em processos e tecnologia são poupadores do seu bem mais precioso: O SEU TEMPO.

 

  • Com o InfoCamareira, o tempo de checkout tende a durar de 3 a 5 minutos, muito mais rápido do que antes e bem mais preciso.

 

  • Com a automação, a comunicação entre a recepção e o cliente fica muito mais fácil, evitando atritos: o cliente estará ciente que está numa fila de espera para a saída e que seu tempo estará pausado – ou seja, ele pagará somente o que realmente consumiu.

 

  • Rotação de suítes: a Rede Luv adotou uma rotação de suítes para que todas fossem utilizadas de fato e que dessa forma, diminuísse a manutenção, trocas de colchões, além de o seu convidado ter a oportunidade de conhecer outras suítes que o seu motel oferece.

 

Moteleiro! Sempre que você pensar em automação, você deverá pensar em economia de tempo, no caso, o seu bem mais precioso. Pense: como eu gostaria de ser recebido em um ambiente como o meu? Você monta o seu empreendimento para o seu cliente, e não para você. 

 

 

Gostou do conteúdo? Se inscreva no canal e ative as notificações para estar sempre por dentro das novidades. Confira este outro vídeo que poderá te ajudar:  

 

Gestão e Tecnologia para motel - Evolução e Implantação do InfoMotel na Prática. 

https://youtu.be/muRQllpieBs