Gestão de Motel: Motelaria x Pandemia, o que mudou para os Motéis!

Gestão de Motel: Motelaria x Pandemia, o que mudou para os Motéis!

24/05/2021

Olá, moteleiros! Nesta live, Roberto Bacca Brunetto, especialista em gestão de Motel e CEO da Infobac Sistemas faz uma retrospectiva sobre esse novo normal que tivemos de aprender com a Pandemia. Muitas mudanças aconteceram e aceleraram alguns processos. Caneta e papel na mão porque hoje você aprenderá muito!

  • No início de 2020 todos os moteleiros passaram por um grande momento de reflexão: investir em seus motéis mesmo em um momento de dúvida e baixa rotatividade? Ou fechar o negócio ou arrendar?
  • Diante do cenário, os motéis tiveram que investir muito em marketing e em formas de vender on-line para que as pessoas saíssem de suas casas. Como convencer as pessoas a investirem no seu estabelecimento quando tantas mudaram as prioridades?
  • Para atrair clientes, todos os motéis tiveram de investir no meio digital: sites, redes sociais, canais de comunicação. Com isso, os recepcionistas também tiveram que se adequar e responder às demandas digitais.
  • Os motéis tiveram que investir ainda mais em limpeza e higienização, pois mais do que nunca, os clientes começaram a reparar se aquele era realmente um ambiente seguro para se frequentar.
  • Os moteleiros também tiveram que saber como estava a base de seus serviços. Afinal, eles estavam fazendo o básico, como por exemplo, ofertando um serviço de qualidade e entregando no mínimo o que prometiam? Foi aí que os moteleiros também perceberam que os clientes avaliam o atendimento e expõe nas avaliações em sites, além de comentar com conhecidos.
  • Se você é gestor de motel, saiba que você vende hospitalidade. Essa é a chave primordial que você precisa “virar”.  
  • Após toda a base do seu serviço organizado, chegou a hora de investir em automação qualificada. Tendo um sistema de gestão especializado, as operações se tornarão muito mais simples. Tudo estará documentado pelo software, facilitando o seu trabalho de análise. Quando você tem automação, você tem tempo para poder focar na operação.
  • Não adianta investir em marketing se o seu motel não está bem alinhado. Analise com cuidado e carinho se você está investindo de maneira correta. Se você não tem segurança na sua operação, como você mostrará isso aos seus clientes?  
  • Com isso, durante esse período, muitos motéis cresceram na pandemia. Inclusive, trazendo cozinheiros especializados dentro de suas cozinhas. Os clientes começaram a entender que elas poderiam ir a apenas um lugar e ter diversas experiências, inclusive gastronômicas, um spa urbano, etc.
  • Mais do que nunca, este é o momento de fazer o seu dever de casa e olhar para o seu empreendimento, e não os que estão ao lado. Não dá para esperar a pandemia passar para agir. O momento é agora.
  • A nova motelaria é também para os motéis ditos econômicos, afinal, a base é: limpeza, atendimento de qualidade, marketing correto e preço justo.
  • Lembre-se: tome decisões sem demorar muito. Já pensou uma suíte parada 90 dias sem locar, por conta de manutenção ou ainda por reforma? Você está perdendo dinheiro. Faça as contas! A suíte que não se vende hoje, não venderá amanhã. O dia de faturar é hoje!
  • Se o seu software não está gerando os relatórios que você precisa, está na hora de repensá-lo. Você precisa de automações que facilitem a sua vida como prestador de serviço.
  • Muitos motéis aproveitaram essa oportunidade para acelerar os processos e criar soluções criativas. Já tem até gente investindo em piscinas, cinema em 4K, entre outras melhorias, como selos de qualidade de limpeza.

E aí, moteleiros? Compreenderam que a dificuldade muitas vezes nos apresenta oportunidades? Se você ainda está em cima do muro, essa é a hora!

Gostou do conteúdo? Se inscreva no canal e ative as notificações para estar sempre por dentro das novidades. Confira este outro vídeo que poderá te ajudar:  

Gestão de Motel - Motelaria na Pandemia. Seguir investindo ou fazer caixa?

https://www.youtube.com/watch?v=2XqCg6oYH6k&t=2s