Gestão de Motel - Como organizar o fluxo financeiro do seu motel.

21/10/2020

Hoje é dia de falar de inovação e organização! Nesta live, Roberto Bacca conversa com Carlos Emerson Raduenz, CEO e consultor financeiro da Focus Instrutoria Financeira, sobre como organizar o setor financeiro do seu motel, com ótimas dicas de estratégias comerciais. Caneta e papel na mão e fique ligado, moteleiro!

 

  •  Financeiro: organize o fluxo financeiro e consiga precificar melhor seu motel!
  • Alimente o sistema de forma correta: não importa a forma de anotação, desde que você execute com maestria e consiga entender os números gerados. De nada adianta gerar números, mas não saber analisar.
  •  Preço ideal: a formação do preço de venda é o calcanhar de Aquiles de todo empresário. Quem dirá seu preço final são suas despesas! Organize suas despesas e centralize-as em um fluxo para poder metrificar ao final do processo.
  • Simplicidade: seja o mais simples possível e tenha tempo para organizar seu fluxo financeiro, com bases operacionais bem montadas para investir, melhorar e evoluir. Pela ordem: base da operação (limpeza, organizacional); base de atendimento (entrada, captação, marketing); e o canal organizacional financeiro.
  •  Saúde financeira: Tem que estar positiva, senão a conta do seu negócio não fecha!
  •  Fluxo financeiro: Trabalhe com seu comprometimento mensal fixo, para que seu caixa dê conta do recado e chegue ao ponto de equilíbrio da operação (quando o faturamento e despesas empatam, e os valores acima disso serão lucro ou geração de caixa).
  •  Ponto de equilíbrio: Existe o econômico (faturamento) e o financeiro. Nunca o perca seu orçamento de vista! Trabalhe com as bandas e cenários para atingir este ponto de equilíbrio, na dobradinha orçamento e fluxo de caixa.
  •  Liquidez da motelaria: um ciclo máximo de 30 a 60 dias, com oferta de venda parcelada no crédito, porém, geralmente o motel atua no pagamento em uma vez.
  •  Custo implícito da operação: Contabilize estes custos, pois além da taxa do cartão de crédito também há a taxa de antecipação dos recebidos. Acompanhe e internalize estes custos em seu negócio e tenha um diferencial em seus serviços, ofertando experiências de qualidade.
  •  Rastreie: Tenha uma estrutura financeira enxuta, com ponto de equilíbrio bem rastreado para ter flexibilidade e agregar valor aos próximos investimentos!
  •  Construa cenários: pessimista, realista e otimista. Tenha gatilhos no seu orçamento: isso vai da percepção de cada empresário.
  •  Como organizar seu fluxo financeiro: Conheça seus números e use sua contabilidade para conhecer todas as informações de suas movimentações financeiras. Peça um DRE gerencial ao seu contador para testar a qualidade da sua contabilidade.  Seu contador deve ser seu melhor parceiro, sua peça chave para uma orientação próxima, oferecendo um DRE gerencial financeiro de qualidade.
  • Como investir: Invista em seu negócio, mantendo sempre uma linha de capital de giro mínima, com pelo menos 3 meses de capital de giro reserva, sempre atento ao seu ponto de equilíbrio.
  •  Fluxo financeiro: Por que devo organizar e com que frequência? O ciclo orçamentário moteleiro dura de 3 a 6 meses. Tabule, valide suas informações e acompanhe mensalmente. Observe o fluxo de caixa, que valida seu orçamento. Atenção também para o processo de conciliação bancária (diário), o fluxo de caixa (semanal) e o fechamento de caixa (mensal), e não tenha dúvidas sobre o movimento bancário do seu negócio.
  • Metas: Trabalhe com metas dentro do seu orçamento.
  • Precificação: Como usar o fluxo de caixa para precificar produtos e

serviços? Rastreie no seu orçamento seus compromissos fixos: quanto é orçamento, RH e despesas operacionais. Estes três juntos incorporam uma linda do Markup, que são as despesas fixas. Quais são as despesas variáveis de venda? Elas variam de acordo com o volume faturado. Despesas variáveis com impostos, comissões, devem ser incorporadas ao Markup. E o preço de venda nasce do somatório destes indicadores! Com estas grandezas bem delineadas, a precificação é quase automática.

  • Análise de concorrentes: Seu Markup pode indicar as defasagens de

preço em relação aos seus concorrentes e preços praticados em seu negócio. Faça uma engenharia reversa e reveja sua estrutura de custos dentro do processo de orçamento.

 

 

Moteleiro: agora você já pode melhorar ainda mais o seu negócio, analisando adequadamente o setor financeiro do seu motel, com todas as dicas e estratégias aqui citadas. Tenha lucro e sucesso em sua operação, com equilíbrio e saúde financeira em seu motel.

 

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  • Como elaborar uma estratégia de preço para seu motel

https://www.youtube.com/watch?v=zkveyvYxiJ4

 

Focus Instrutora Financeira.
Carlos Emerson Raduenz
Telefone: (47) 99988-6147
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