Gestão de Motel - Como elaborar uma estratégia de preço de arrancada para o seu motel.

06/10/2020

Fala, Moteleiros! Você já traçou aquela estratégia para precificar os produtos do seu Motel? Os preços não são escolhidos a esmo, precisam ter uma estratégia. Nesta live, Roberto Bacca falará também sobre autoatendimento através de um case de sucesso.

  • Mapa de calor: é necessário analisar qual é o horário que seu motel está mais “aquecido”, ou seja, qual o horário de maior movimento e qual horário está mais ocioso. Você pode analisar por dias da semana, horários no dia e até dias no mês. Para isso, é necessário um bom software de gestão para ser mais rápido.
  • Taxa de ocupação: quantas vezes seu motel gira ao dia? Já parou pra fazer as contas?
  • Taxa de permanência: quanto tempo seus clientes ficam no seu ambiente? 1h? 2h? Isso faz toda a diferença na hora de fazer o preço de arrancada (assistas este vídeo).
  • Qual é o horário de maior consumo?: é muito importante que você saiba o horário em que seu cliente consome mais, seja na cozinha ou bar.
  • Ticket médio por suíte: quais das suas suítes vendem mais e quais vendem menos? Suas suítes valem realmente o que você está cobrando? Isso é muito importante para que você trace a melhor estratégia.
  • A sua marca: já avaliou sua marca seja nas pesquisas ou nas redes sociais? Quanto mais bem visto seu motel é, mais valor ele tem. Sua marca fala por você.
  • Atente-se ao seu serviço: os seus serviços estão de acordo com o que você oferta? A entrega de seus serviços está sendo feita com maestria? Fuja da propaganda enganosa!
  • Lembre-se: preço muito baixo faz o cliente duvidar se tudo está sendo feito dentro dos padrões de excelência. O preço deve ser assertivo. Se os preços praticados não são condizentes, faltará dinheiro para operacionalizar o seu negócio, as contas não fecham.
  • Fuja da guerra de preços: volte seu olhar para o seu motel e não para o dos outros.

Case de sucesso:

No primeiro dia da implementação de um autoatendimento em um motel, o cliente optou pela suíte mais cara, simplesmente pelo painel exibir as fotos das suítes. Deixe que seu cliente se permita escolher por si só e deixa sua equipe livre para atender outras demandas que requerem realmente função humana para serem resolvidas.

  • Faça a seguinte conta: Pegue o custo da sua operação e analise quanto você gasta mensalmente para manter sua operação. Divida esse valor pelo total de locações, e assim, você terá o custo de locação médio. Feito isso, analise se você está dentro do seu ticket médio.
  • Despesas: se sua operação gasta mais do que você fatura, você tem um problema. É preciso ter um controle muito assertivo do fluxo de caixa e principalmente: não misture as contas do seu negócio com suas contas pessoais.
  • Tarifas light: em época de pandemia, escolha colocar uma tarifa menor no horário mais ocioso, porém, é preciso aumenta-la quando há maior movimento. Elas devem se equivaler.
  • Centros de custo: cada área tem que ter sua meta de gastos, entradas e também de investimentos. Esse controle faz com que seu negócio fique cada vez mais estabelecido financeiramente.
  • Preço de arrancada: para estabelecer os preços cobrados por suítes, é preciso sempre analisar o tempo de permanência ofertado. Seu cliente consegue usufruir da suíte pelo tempo que você oferece? Numa rápida análise de exemplo, com sugestão de preços de arrancada: suíte básica R$ 99, suíte intermediária R$159 e a superior a definir de acordo com seu ticket. O segredo é encostar o preço intermediário.
  • A base da sua operação é o serviço: quanto melhor tudo estiver correndo no seu motel, melhor seu cliente te avalia e também o fideliza.
  • Não existe receita de bolo para gestão: é preciso analisar seus números, rever as bases da operação, saber o que funciona para o seu negócio. Você pode se inspirar e testar o que funciona, porém, existe uma fórmula exclusiva que funciona SOMENTE para o seu motel.
  • Pesquisa fora da caixa: analise motéis em outras regiões para ser líder no segmento na sua cidade. Você tem todas as ferramentas.

E aí, moteleiros e moteleiras? Perceberam que precificação não é achismo e sim análise?  Faça seu dever de casa e analise o seu motel para corrigir falhas e colocar o caixa em dia, e claro, seguindo as dicas de nossas redes, seu negócio vai ser só sucesso. Até a próxima!

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