Gestão de Motel - Como contratar de forma correta: as perguntas para fazer na hora da entrevista

24/01/2024

Olá! Você sabia que a contratação e gerenciamento de equipe são o calcanhar de Aquiles de muitos gestores de motel? Problemas de contratação, processo de comodismo ou falta de rendimento dos funcionários? Atenção às dicas do Roberto para não se perder nestes processos e melhorar estas questões tão importantes em seu negócio!

 

  • Busque seu colaborador baseado em seu perfil: não contrate o primeiro que aparecer. Dica: Esteja sempre nos meios de contratação e sempre tenha vaga disponível em seu motel. Com uma grande quantidade de currículos em seu arquivo, você poderá fazer uma melhor seleção dos candidatos. No Facebook, há uma área especial para contratação. Peça para sua agência fazer este anúncio neste espaço que ficará separado dos seus posts.
  • Técnicas para uma gestão mais assertiva:

Perfil camareira: busque uma pessoa com faixa etária mais estável. Dica: evite contratar pessoas com menos de 35 ou 40 anos para estas vagas.

Contrate seu profissional baseado em conhecimento, habilidade e atitude.

  • No quesito conhecimento, faça uma avaliação do candidato no domínio teórico da área e confira a formação da pessoa e se ela já atuou em outras funções. Confira também se ela realmente gosta de trabalhar com limpeza e se tem zelo consigo mesma. Nas habilidades, não adianta ter conhecimento se não souber colocar em prática. Dica: na hora da contratação, peça ao candidato exemplos práticos: se já trabalhou com limpeza; que tipo de produto já utilizou; se ele realmente sabe os cuidados da limpeza de um motel. Além do mais importante: se a pessoa tem atitude, pegada, e realmente leva jeito para a coisa.
  • Remuneração: as pessoas também querem ser valorizadas, e a forma de valorizar melhor seu colaborador é a folha de pagamento. Muitos dos casos de comodismo na empresa acontecem quando o colaborador não tem mais perspectiva de crescimento na empresa. Tire seu colaborador da zona de conforto com uma prospecção de salário, remuneração, por resultado, por avaliação de satisfação ou mesmo por avaliação via Google.
  • Avaliações internas das suítes: pergunte ao seu cliente como foi a experiência na suíte, através de um questionário de avaliações, sugestões e reclamações. Deixe uma chamada na ficha de avaliação com o nome do funcionário responsável pela arrumação e liberação da suíte. Isso pode tirá-lo da sua zona de conforto! Também é possível comparar as avaliações do cliente no Touch do autoatendimento com as avaliações internas das suítes para melhores resultados.

E alguns motéis também utilizam um “bilhete de responsabilidade da camareira” nas suítes, com boas vindas e espaço para sugestão dos clientes.

  • Aceitação das mudanças: Quando o funcionário tem certas manias, ele pode quebrar em caso de cobranças e não irá aceitar. Aí é a hora de pensar em desligá-lo do seu motel.
  • Perguntas para trabalhar na entrevista (tanto na recepção quanto camareira): Entenda as perguntas que você fará no dia da entrevista, avalie seu processo de qualificação do colaborador e suas recomendações.

Agendamento: após avaliar o currículo, é importante marcar a entrevista para avaliação do futuro colaborador. Dica: se a pessoa não comparecer na data marcada, ela já perdeu seu ponto de qualificação, pois ela não é responsável. Avalie sempre a pontualidade e responsabilidade na hora de contratar.

Apresente seu motel, a estrutura e ambiente de trabalho. Dê qualidade de trabalho aos seus colaboradores.

 

  • Questionamentos na entrevista para melhor qualificar seu colaborador:

 

- O que te atrai na profissão de camareira?

- Por que você se interessou por nossa empresa?

- Por que está interessada neste cargo?

- Por qual motivo saiu do último emprego?

- Qual foi seu último curso de capacitação?

- Se a empresa pagasse um curso de qualificação e treinamento, você faria?

 

  • Perguntas de habilidade na entrevista:

- O que você menos gosta de fazer no processo de limpeza do motel?

- Se você fosse contratado para esta vaga, o que faria no primeiro mês?

- Que estratégia você utilizaria para melhorar ainda mais o processo de limpeza no motel?

- Se você encontrasse dinheiro na limpeza, você viria falar?

 

  • Atitude: Como seu colaborador lida com objeções? Chamadas de atenção? Como ele faz na parte do trabalho em equipe? E no relacionamento entre equipe? Tudo isso deve ser perguntado ao seu entrevistado durante a entrevista. Dica: ao chamar a atenção do seu colaborador, chame ele em seu escritório, em particular. Elogie, chame a atenção e elogie novamente.

 

Na recepção, contrate vendedores. Confira se o candidato tem alguma formação em vendas ou sabe vender, e se sabe colocar este conhecimento em prática. Dica: Dê algo na mão do seu colaborador e convide-o a tentar lhe vender na hora.

É muito importante que seu colaborador na recepção perspicácia, vontade de vender e trabalhar bem, sem desistir do seu cliente.

 

  • Perguntas na parte de operação de vendas:

- O que lhe atrai na profissão de recepção?

- Já trabalhou em recepção?

- Por que se interessou pela empresa e pela vaga?

- Onde trabalhou e porque saiu do último emprego?

- Qual foi seu último curso de capacitação?

- Lê algum livro ou revista? Se mantém atualizado?

- Tem boa eloquência e oratória para atendimento?

 

Dica: ofereça um curso de oratória com foco em vendas para seu colaborador da recepção.

 

Dar bonificação para fechamento de reservas também é uma boa alternativa.

  • Perguntas na parte de habilidade de vendas:

 

O que você menos gosta no processo de atendimento?

- Se você fosse contratado para esta vaga, o que faria no primeiro mês?

- Quais suas perguntas favoritas para fazer ao cliente?

- Qual a venda que você mais se orgulha de ter realizado?

- Como você se diferencia nas abordagens, na hora de conversar com o cliente?

- Como lidaria objeções ou com a negativa do cliente em relação a preços no motel? Ou mesmo com reclamações?

- Você sabe quando agradecer o contato do cliente?

 

Dica: crie produtos que você possa bonificar seu cliente na hora da venda: Champanhe, vinho, etc., mas não dê espaço para que o cliente defina o preço real da sua suíte.

 

Importante verificar também se o funcionário tem profissionalismo na lida com o cliente e sabe lidar com financeiro e se tem boa comunicação entre equipe. Dê treinamento adequado para que seu colaborador saiba como atuar de forma correta e profissional. Dica: No quesito recepção, a entrega de valor é muito mais alta e não se pode perder a venda, quando o cliente liga ou manda mensagem. Tenha artimanhas de venda e scripts padrão com respostas, com ética e responsabilidade. Entenda com perguntas o que seu cliente deseja, atendendo seus desejos e ofertando o que você tem de melhor.

 

E por fim, seja organizado: contrate pessoas de qualidade e ofereça condições adequadas e bons equipamentos e materiais para sua equipe. Ofereça cesta básica, vale-alimentação, plano de saúde, entre outros benefícios. Tudo isto impacta profundamente no resultado final da sua equipe, para atender os novos conceitos da nova motelaria!

 

Então, moteleiros: o dever de casa começa por você! Minimize os problemas de contratação e instabilidade em sua equipe. Esteja sempre contratando e tenha uma grande quantidade de currículos para melhor seleção de funcionários. Busque perfis mais assertivos e promissores e preste especial atenção à remuneração dos seus colaboradores, com metas e bonificações de equipe. As avaliações de desempenho podem tirar seus funcionários da sua zona de conforto. E, para funcionários que não aceitam mudanças ou críticas, é hora de pensar em desliga-los de seu motel. Modele sua equipe com responsabilidade e lembre-se de que a reciclagem de práticas e mudanças também é muito importante em sua equipe, ao menos uma vez ao ano. Com tudo isso, seja bem- vindo à nova motelaria!

 

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Gestão de Motel - A Magia do Elenco do seu Motel

https://youtu.be/WcQUAqjyo3o