Indicadores de Análise para tornar seu Motel rentável

Indicadores de Análise para tornar seu Motel rentável

30/08/2023

Ainda são muitos os moteleiros que desconhecem o lucro gerado pelo seu motel, ou não conseguem tempo para analisar a rentabilidade do seu motel devido à correria do dia a dia.

Então quais as métricas devem ser analisadas para que o motel seja lucrativo? Elenquei alguns indicativos de análise de crescimento de motel para que possa verificar se o seu negócio está lucrativo.

Crescimento de faturamento

O faturamento de uma empresa nada mais é do que o resultado da soma de suas vendas que foram realizadas em um dado período. Geralmente ele é medido mês a mês e também ano a ano.

Recomenda-se neste caso acompanhar o faturamento do mês anterior e o corrente com os mesmos meses do ano anterior para que sua meta seja mais assertiva. É importante lembrar que ele corresponde às vendas tanto de produtos, quanto de serviços que são prestados, que neste caso são as hospedagens.

O faturamento do motel é composto por todas as receitas vindas das hospedagens e venda de consumos do motel.

A organização financeira não é comum em pequenas empresas, mas se torna fundamental para uma empresa média e vital para uma grande empresa. A criação de um setor financeiro que tenha o controle de todas as contas a pagar, contas a receber e contato com o setor contábil deve ser pensada desde o início de um empreendimento. As empresas que se planejam e se organizam desde a sua fundação são as que conseguem os melhores resultados financeiros.

Se o negócio está em crise ou com muitas dívidas, por exemplo, é preciso pensar em metas que resolvam essa situação e, depois, tratem do crescimento do negócio como um todo.

Por isso, comece entendendo quais são os resultados atuais e recentes do negócio. Volume de vendas (hospedagem e consumo), número de clientes e posicionamento de mercado são fatores que ajudam a encontrar como anda o seu negócio. A partir disso, é possível entender de que o seu negócio precisa para crescer para acompanhar os concorrentes e que seu negócio continue com uma saúde financeira condizente com as suas expectativas.

Podemos dividir o crescimento em metas e objetivos:

Objetivo: O objetivo é aquilo que você deseja alcançar, é uma definição mais abrangente. Tem a ver com onde queremos chegar, o que queremos realizar, serve como guia. Exemplo: O objetivo de uma empresa é aumentar o faturamento em 30%.

Meta: A meta é o objetivo de forma quantificada. São tarefas específicas detalhadas para o alcance do objetivo. As metas são estipuladas em cima de quantidade e prazos. São pequenas ações que dão andamento ao cumprimento do objetivo determinado de forma regular, organizada e planejada. Exemplo: Se o objetivo da empresa é aumentar o faturamento em 30%, a meta é criar estratégias para colocar as ações em prática, como aumentar as vendas, estratégias para conseguir clientes, melhorar a qualidade de produtos/ equipe/serviços, e assim por diante.

Crescimento de vendas de consumo

A oferta e venda de produtos de qualidade dentro dos quartos é de suma importância. A venda destes produtos hoje representa uma média de até 20% do faturamento em alguns motéis. Mas uma média nacional está em torno de 12%.

Tenha produtos de qualidade e com uma boa apresentação, condizente com as suítes que tens em seu motel. O seu cardápio deve ser enxuto e apresentável. Os valores ofertados devem ser justos, incentivando assim o consumo dos mesmos - colocar valores altos fará com que os seus produtos não vendam, e produto parado não é lucrativo. Essa venda extra contribui para o aumento do tíquete médio e para o faturamento do seu motel.

Coloque uma meta de aumento das vendas de produtos no seu motel. Isso vai lhe ajudar a alcançar o seu objetivo de crescimento na sua totalidade. Faça uma avaliação entre 3 a 6 meses nos seus produtos para que sua meta continue crescendo e sempre ofertando produtos atualizados e com uma alta taxa de consumo no mercado.

Crescimento em número de hospedagens

Atualmente a hospedagem representa uma média de 80% a 90% do faturamento do motel, esse é um indicador fundamental para o sucesso do seu estabelecimento. Afinal, quartos lotados é sinal de que o negócio está atraindo um bom número de clientes, certo?

Mas como calcular o número de hospedagens do seu motel? Você deve somar todas as locações válidas, ou seja, as locações que geraram valor de cobrança (que o valor da hospedagem não tenha sido zero).

Quando a hospedagem não é válida? Neste caso é quando houve uma desistência, o cliente entrou, mas foi embora por algum motivo. Ex.: esqueceu a carteira, ou até mesmo não gostou do quarto. Estas não são hospedagens válidas para quantificar a quantidade de hospedagem.

Como aumentar o número de hospedagens

Além de se preocupar em fazer com que os quartos do seu motel fiquem ocupados, você não pode se esquecer de criar estratégias para que esse alto índice de ocupação efetivamente traga lucro.

É nesse sentido que o RevPar é importante. Manter o índice de receita por quarto disponível no motel em alta deve ser sua missão como gestor. O REVPAR é a receita diária por quarto. Exemplo:

Total faturado da categoria ÷ número de suítes daquela categoria ÷ pelo número de dias.

Exemplo: R$ 10.000,00 ÷ 3 = 3.333,33 ÷ 30 = 111,11

Esse é o RevPAR desta categoria. Minha recomendação é que o RevPAR da categoria em análise não deve estar abaixo do ticket médio do motel, que é a receita média por ocupação.

Cito algumas ações para atrair mais hóspedes que nem sempre precisam ser sinônimo de desconto. Confira algumas maneiras de chamar mais clientes aumentando a receita do seu motel:

Avalie o seu nível de ocupação

Se o seu índice de ocupação está alto, mas você não vê um crescimento efetivo no faturamento especialmente se comparado a outros motéis concorrentes, está na hora de avaliar o valor cobrado pela hospedagem.

Se a demanda está alta, você pode aumentar o valor da hospedagem, aproveitando a grande procura.

Cuide da reputação do seu motel

Com tanta concorrência, muitas vezes, mais do que o preço, é a credibilidade da sua marca que fará o cliente escolher o seu estabelecimento. Por isso, quanto melhor for a imagem de sua empresa e mais recomendada por outros clientes ela for menos desconto você precisará oferecer.

Crescimento em taxa de ocupação

Esse é um dos indicadores que é fundamental para o sucesso do seu estabelecimento. A taxa de ocupação está diretamente ligada ao crescimento do número de hospedagens. Então quanto maior a quantidade de locações maior será a sua taxa de ocupação, seu motel terá uma maior rotatividade.

Então, em suma, a taxa de ocupação é a quantidade de vezes que a suíte do motel é ocupada no período de um dia. Ex.: um motel com 50 suítes, faz 100 locações em um dia, sua taxa de ocupação é de 2,0 neste dia.

Uma rotatividade acima de 2,5 para motéis de padrão médio está excelente, ou seja, um motel com 30 suítes deve fazer em média 2500 locações mês. Tudo isso deve estar alinhado com o ticket médio do motel.

Como melhorar a rotatividade do seu motel

Ter uma boa rotatividade indica que o seu motel tem o mesmo movimento independentemente do dia da semana, e para melhorar isso, podem ser criadas tarifas diferentes, assim poderá aumentar o fluxo de movimento com uma tarifa econômica e nos dias de maior fluxo ter uma tarifa mais alta.

O ideal seria ter diferentes tarifas de cobrança em seu motel, caso não tenha um bom sistema de gestão ter isso pode gerar certa confusão na cabeça do seu colaborador, pois o mesmo pode passar preços errados aos seus clientes.

Agora, se tiver um bom sistema de gestão, este irá proceder de forma correta e passar a informação com maior rapidez ao seu cliente.

As tarifas diferenciadas devem obedecer ao seguinte critério: nos dias que há menor fluxo deverá atrair o seu cliente com uma tarifa mais econômica, para conseguir melhorar o número de ocupações nestes dias.

Nos dias de maior fluxo (sexta e sábados, por exemplo) a sugestão seria aumentar o valor da tarifa para que a rotatividade seja equilibrada, e atuar com promoções fortes e ações direcionadas para sua clientela, fazendo com que eles tenham uma maior assiduidade, ou seja, maior frequência. O que pode ajudar nestes casos são os programas de fidelidade.

Outra possibilidade também é aumentar os canais de venda do seu motel, não é simplesmente ter um site institucional, com informações. São diversos pontos de venda espalhados na internet, onde o seu cliente pode comprar os serviços prestados no motel.

As promoções devem existir no seu motel. Assim como uma loja de roupas sempre tem promoção, o motel não deve ser diferente, sempre tem que ter promoção para que seja atrativo também pelo valor ofertado.

Crescimento em ticket médio

O ticket médio de um motel é a média de valor que um cliente gasta em seu motel, ou seja, se o seu motel fatura R$ 150.000,00 por mês e faz 1300 hospedagens, o ticket médio será R$ 115,00.

Um bom ticket médio para motéis de médio padrão seria entre R$ 100,00 e R$ 130,00. Para que tenha um aumento neste índice, sugiro ter um portfólio de suítes com preços mais elevados, e os pernoites devem ser somente em dias em que o motel tiver menor movimento.

Outro ponto que deve ser explorado são os alimentos e bebidas, bombonieres e produtos eróticos. Não adianta a rotatividade do seu motel ser alta com um ticket médio muito baixo, que irá só gerar despesas, demandando mais pessoas no operacional. Da mesma forma, não tenha um ticket médio elevado com baixa rotatividade.

Ticket médio por categoria de suíte

Outro ponto que deve ser analisado é o ticket médio de cada categoria do seu motel. Isso indica o quanto esta é rentável. Ter uma categoria de suíte com um valor baixo indica que ela não tem procura.

As categorias que tem ticket médio menor que R$50 não são lucrativas de modo geral, pense em trocar a(s) suíte(s) dessa categoria para uma de menor valor ou, até fazer uma reforma nessas suítes para subirem de categoria.

Em toda essa análise deve ser levada em consideração o tipo de público que o motel atende, para que seja feita uma avaliação mais assertiva.

Agora você já sabe quais são alguns dos indicativos de análise de crescimento de um motel para que possa verificar se o seu negócio está lucrativo.

 

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