Série Dia dos Namorados - Preparando a Equipe

Série Dia dos Namorados - Preparando a Equipe

28/04/2023

Moteleiro e Moteleira, continuando nossa série especial até chegar o dia dos namorados, hoje falaremos sobre a equipe. Já que a manutenção está em dia, agora é hora de pensar em quem faz um empreendimento girar: as pessoas. 

De nada adianta você ter tudo impecável se a sua equipe vive tendo que “correr atrás do prejuízo” ou se ainda você possui uma grande rotatividade de pessoas. Isso é um assunto muito sério que nossos clientes sempre relatam. Como ter a equipe ideal com quem você poderá contar para que seu negócio funcione plenamente? 

Separei algumas dicas que vão te ajudar desde a hora da contratação, treinamento e do próprio dia a dia do motel:

  • Apresentação: como seu motel se apresenta aos seus colaboradores? Ele está bem cuidado? Fale com sua equipe sobre como você está trabalhando para construir o motel dos seus sonhos e traga ela pra perto do seu negócio. Isso gera senso de responsabilidade. 
  • Pode ter certeza: é a equipe que faz o seu motel brilhar, por isso, tenha atenção desde a contratação dos seus colaboradores. Sugiro que você faça um checklist onde você faça as perguntas certas na hora de contratar, como por exemplo: por que você decidiu trabalhar num motel? Você já trabalhou como camareira antes? 
  • Analise o perfil: a pessoa que você está contratando, se encaixa na função que ela se candidatou? Ex: recepcionista atencioso(a), camareira (pontual), manutenção (eficácia) e todos com senso de ética.  
  • Na recepção é primordial contratar pessoas que sejam ágeis, mas acima de tudo, simpáticas. Atender o cliente com cortesia e educação é o primeiro passo para que seu cliente seja bem recepcionado e queira ficar. Isso não somente no atendimento presencial, mas também no on-line. 
  • Depois da contratação, pense: quem treina a sua equipe? Treine sua equipe para todo o tipo de situação e padronize seus processos. Crie manuais! Isso faz com que sua equipe proporcione a melhor apresentação ao seu cliente. 
  • A criação desses manuais não serve somente para a equipe que já está com você, mas também para os novos colaboradores que chegarão. 
  • Seja um gestor que ouve sua equipe. Analise o porquê de eles estarem com dificuldades, se tem algo a melhorar e então, crie metas para resolver esses percalços. Quanto mais próximo da equipe, mais resultados positivos. 
  • EPI’s: sua equipe tem todos os materiais que precisa para trabalhar? Além de ser lei, os EPI’s também garantem a saúde e segurança do seu colaborador, desta forma, você protege a ele e também ao seu negócio. Lembre-se que a saúde do seu colaborador faz com que ele trabalhe melhor e mais seguro. 
  • Forneça condições para que seus colaboradores saibam realmente como resolver os problemas. Invista em cursos (externos, inclusive) para que sua equipe se envolva e esteja apta a resolver as situações adversas do dia a dia. 
  • Em datas especiais tais como o Dia dos Namorados, trace metas e claro, se alcançadas, bonifique os seus colaboradores. Faça-os entender que eles são uma parte muito importante do seu empreendimento.

Estas são algumas das informações mais importantes que você pode ter na hora de contratar, treinar e bonificar sua equipe. Especialmente na ação de Dia dos Namorados, é preciso conversar atentamente com seus colaboradores porque esta é a data de ouro da motelaria. 

Não há espaços para erros nesse dia, afinal, muitos casais investem nesta data para surpreender os parceiros, então, tudo no seu motel deve estar impecável, inclusive a comunicação entre os seus colaboradores. Para esta data, realize treinamentos simulando situações, como por exemplo: excesso de reservas, aumento significativo nos pedidos da cozinha, e claro, a alta rotatividade nas suítes que requer agilidade e atenção das camareiras. 

Viu só, moteleiro e moteleira? Com pequenos ajustes você moldará a sua equipe para que esta data seja especial e lucrativa. Até a próxima!