Saiba como tornar o seu motel altamente rentável

Saiba como tornar o seu motel altamente rentável

23/08/2023

Moteleiro e moteleira: para que seu motel seja altamente rentável, é preciso seguir algumas dicas preciosas. Separei algumas para compartilhar com você.

Como gerir melhor o seu motel

O moteleiro deve aprender como calcular os valores que serão cobrados para as suítes e quartos ofertados. O valor deve cobrir todas as despesas do motel como custos com limpeza, marketing, enxoval, operacional, investimentos e ainda pensar no lucro. O maior problema nisso tudo é levantar todas estas informações. Após levantar estes custos, fica mais fácil saber qual valor deve ser cobrado dos quartos e suítes ofertados.

Como se reinventar e se comunicar de forma eficiente

É necessário investir em comunicação e publicidade. Utilizar as mídias sociais, saber vender o seu produto, colocar o seu motel em várias plataformas de vendas, ou seja, chegar até a mão do cliente. Atualmente, alguns dos meios são o Facebook, Instagram, Linkedin, Guia Go e Whatsapp. A empresa precisa ter um bom site, informativo, de fácil entendimento e muito bem apresentado. É na internet que a maioria dos clientes buscará saber como é o seu motel, principalmente por comentários, fotos e avaliações de outros clientes.

Como responder prontamente ao seu cliente

Apesar de hoje em dia a maioria das pessoas buscarem informações pela internet, existe uma porcentagem que ainda utiliza o telefone. Seja qual for o meio de comunicação utilizado pelo cliente para entrar em contato, ele deve ser atendido prontamente com as informações que procura. Geralmente o cliente que liga busca apenas duas informações, tipos de quartos e preços, e é através de um bom atendimento que você encanta o seu cliente, criando o desejo para que ele venha conhecer o seu motel.

Como ter um padrão de atendimento

O setor que lida diretamente com os clientes é a recepção do motel. É ele que será seu braço direito dentro da empresa - é com ele que o cliente fala diretamente e é ele que recebe sugestões e reclamações que deverão ser passadas para você, proprietário ou gestor. Portanto, é indispensável que a recepção tenha um atendimento com padrão de excelência, respeito, educação e carinho com os clientes. São as pessoas que trabalham na recepção do motel que irão encantar os seus clientes fazendo com que eles voltem. Se o cliente é mal atendido, ele não volta.

Como monitorar 100% o seu motel

Existem vários setores dentro de um motel, porém não é por isso que o dono deve ficar de fora do negócio. O moteleiro não deve ficar dependente de nenhum funcionário, então, é necessário ter conhecimento de todos os setores e passar por todos os processos. O moteleiro deve coordenar, controlar e inspecionar o que puder, garantindo que tudo esteja sendo feito corretamente dentro dos padrões.

Como comprar de forma eficiente

Você deve pesquisar fornecedores com produtos mais baratos, mas com qualidade - pois o seu cliente merece o melhor produto - e com maior prazo para pagar. O produto precisa girar, caso contrário, você terá que pagá-lo antes mesmo de vender.

Como analisar a rentabilidade do seu motel

Avalie se o preço que você está vendendo irá gerar lucro. Deve entrar na conta o armazenamento, funcionários, refrigeração de bebidas, reposição e quebra (cliente que consumiu um produto que a camareira não viu ou se negou a pagar - isso é prejuízo). Todos os valores precisam estar embutidos no preço de venda da mercadoria.


Para ter acesso a este conteúdo completo, basta acessar o formulário abaixo: