Checklist: saiba como controlar o fluxo de caixa do motel

Checklist: saiba como controlar o fluxo de caixa do motel

17/07/2023

O fluxo de caixa do motel é uma forma de controle para que o proprietário/gestor possa acompanhar a movimentação financeira do seu motel, para que as entradas e saídas de capital passem a ser registradas para verificação e análise. Para que isso funcione, todas as despesas devem ser registradas, o que pode ser feito por meio de uma planilha de Excel ou por um sistema de gestão online.

Porém, muitos motéis não ligam para esse tipo de ferramenta, apenas quando começam a sentir os problemas financeiros por não terem esse controle. É então quando começam a pensar “para onde está indo o dinheiro do motel?”.

Para ajudar você e o seu negócio nessa questão, separamos a seguir alguns itens que devem estar no fluxo de caixa do motel.

Identificar os seus centros de custos

Primeiramente você deve identificar o seu centro de despesas para cada tipo de despesas, onde elas serão agrupadas para que possa avaliar quando o centro de despesa teve aumento nos gastos ou até distribuir metas para acompanhamento. Eis alguns exemplos do motel que eu gerenciava:

• Comerciais: Gastos com comunicação (agência de publicidade, anúncios, propagandas, Facebook,Instagram, etc.).

• Financeiro: Gastos relacionados ao banco (empréstimos e afins).

• Manutenção: Gastos com consertos de equipamentos e estrutura, reparos em geral, material de construção para consertos, mão de obra (eletricista, encanador, etc).

  • Despesas recorrentes (ou fixas): Gastos mensais (água, luz, TV a cabo, internet, telefone, cartório, produtos de lavanderia, itens internos da cozinha, mensalidades de softwares etc.).

• Contabilidade: honorários mensais, despesas com livros de registro.

• Folha de pagamento: valor para pagamento dos salários dos funcionários.

• Despesa para funcionários: Classificados para contratação de funcionários, EPIs, vale transporte, INSS, FGTS, 13o salário, férias, etc.

• Impostos: Guia de impostos, DARFs, DARE, IPTU.

• Mercadoria para venda: comidas, bebidas, bombonieres (chocolates, salgadinhos), ou seja, tudo o que é vendido para o cliente.

• Investimentos: seja na estrutura interna do motel (cozinha, lavanderia, etc.) ou nos quartos/suítes.

As despesas do motel devem ficar mais ou menos distribuídas dessa forma:



 

Escolha uma forma de controlar

Após identificar e classificar as suas despesas você gestor/proprietário de motel, como irá registrar as suas despesas, pois elas precisam ser controladas para que possa consultar e analisar, tomando as medidas necessárias para manter o bom andamento do seu negócio. Para que isso funcione, suas despesas devem ser anotadas por meio de uma planilha de Excel ou por um sistema de gerenciamento do próprio motel.

Gostou do conteúdo? Tenha acesso a ele GRATUITAMENTE preenchendo o formulário abaixo e fique por dentro de nossas atualizações.