Dicas para facilitar o controle contábil e gerencial do seu motel

Dicas para facilitar o controle contábil e gerencial do seu motel

27/08/2023

Nos dias de hoje, sabemos a importância de ter um bom escritório contábil como aliado no mundo dos negócios. E no ramo moteleiro isso não é diferente. Ter uma assistência qualificada quando falamos sobre o setor gerencial e contábil é extremamente necessário.

Para fazer a escolha mais assertiva, primeiramente você precisa saber e estar ciente do que espera de um escritório contábil. Seja no setor tributário ou gerencial, o importante e imprescindível é ter sua necessidade muito bem definida para então fazer uma seleção do escritório que mais se encaixa dentro da sua necessidade.

E você? Sabe quais são os principais cuidados quando falamos sobre gestão contábil e gerencial do seu motel?

Todos os cuidados começam com um único fator: ter um bom sistema no seu cotidiano. Não analise o macro, identifique o micro. Você precisa mapear as áreas do seu negócio e separá-las por centros de custo: hospedagem, alimentação e outros serviços que por ventura seu motel oferece ou poderá oferecer. Só assim, dividindo os resultados de cada atividade, será possível iniciar o caminho para se obter uma métrica de qualidade. E para fazer essa análise você deve ter a ferramenta ao seu dispor para fazer o lançamento dos dados e valores.

Uma planilha já é o suficiente? Não é! Pode até suprir a sua demanda por um determinado tempo, mas não é o ideal e eu te explico o motivo. As famosas planilhas, aquelas que são muito utilizadas para controle do orçamento pessoal, você não usufruirá de um acompanhamento real e instantâneo.

Somente através de um software de gestão especialista, será possível ter todas as métricas a qualquer momento, desde que o compromisso de alimentar o sistema com as informações seja cumprido de forma correta. Para isso, é necessário que você, gestor, esteja sempre presente no seu negócio e envolvido com essas questões de forma direta, analisando os dados com frequência e com calma.

Um erro comum, não só na gestão de motéis como em outros segmentos, é a falta de conhecimento – ou o excesso de comodismo – na hora da extração dos relatórios. Muitas informações são colocadas no sistema, porém o gestor não sabe do potencial destas informações e qual resultado pode gerar por desconhecer possíveis relatórios. Para que isso não ocorra, busque um tempo para conhecer o sistema que você utiliza.

Você se recorda que falamos no início que na busca de um escritório contábil você precisa saber qual é a sua necessidade? Com o sistema de gestão que você utiliza no seu motel, funciona da mesma forma. Se você não sabe o que espera dele, você não terá o resultado com excelência.

Saia da operação e dedique-se à gestão do seu motel:

Você, gestor de motel, não está sozinho. No mundo dos negócios, são inúmeros os proprietários e gestores que ainda não acompanham sua empresa como deveriam. Muna-se de conhecimento para que assim possa obter mais resultado em seu empreendimento.

Como controlar melhor o fluxo gerencial?

Quando falamos sobre este tema, vem à mente duas situações financeiras: contas a pagar e a receber. O fluxo gerencial é muito mais do que o histórico de registros financeiros de entradas e saídas.

O que importa dentro de um fluxo gerencial de caixa, é não deixar faltar dinheiro para pagar as contas de forma que fique organizado e controlado. Contas não pagas são sinônimos de juros, e juros são sinônimos de retrabalho, que é amigo do prejuízo. Certifique-se da saúde financeira de seu negócio.

O fluxo gerencial de caixa não pode ser considerado registro do que já passou no seu financeiro e sim ser a visão do seu futuro e planejamento a curto e médio prazo. Você deve ter uma previsão dos próximos 30 ou 60 dias.

Como não ficar “no vermelho”?

O ponto de partida é você saber se está ou não nesta situação de alerta. Quando falamos sobre empreendedorismo no geral, é muito nítido o grande déficit de conhecimento do gestor sobre os resultados da empresa.

Quando você se propõe em abrir um negócio, o objetivo é que ele gere lucros, não é mesmo? Quando um maratonista se propõe a diminuir seu tempo de corrida, ele precisa medir o tempo. Desta forma, o empresário que quer ter lucro precisa ter as métricas sobre os seus ganhos. Como ter lucro se você não sabe o quanto está lucrando?

Aqui mais uma vez o sistema de gestão é o “braço direito”. Através de métricas você estipula metas. Só com referências baseadas em números é que se torna possível o aumento de desempenho do seu motel.

Garanta agora o aumento do lucro do seu motel, estipulando metas e controlando seu negócio de forma segura. Eu posso lhe ajudar.

Se você gostou do conteúdo, pode ter acesso a este e-book gratuitamente. Basta preencher o formulário a seguir: