Sistema de Gestão e Automação para Motel
A minha história no setor moteleiro começou em meados de 2000, quando gerenciava um motel de minha família, na cidade de Blumenau, Santa Catarina. Nesse período, enfrentei no dia a dia as dificuldades e os desafios do setor como gestor de motel e aprendi muitas lições.
E foi com base nessa experiência de gestão, somado às dificuldades e as vitórias conquistadas, que percebi o quão imprescindível é ter um sistema especialista para auxiliar na gestão do motel com eficácia.
O proprietário ou gestor não consegue estar presente 24 horas dentro do motel para garantir que todos os fluxos estejam corretos e que não ocorram problemas nos processos. Por este e outros motivos, é extremamente necessário ter um sistema de gestão sendo seu “braço direito”, pois irá controlar todo o fluxo do seu motel, garantindo a operação por inteiro, otimizando os custos, melhorando os processos, que por consequência aumentará o faturamento do motel de forma significativa.
O sistema de gestão especialista apresentará as informações de forma ainda mais rápida referente à análise de resultados do faturamento, quantidade de suítes e produtos vendidos.
A seguir, destaco 7 recursos que são indispensáveis que este sistema deve ter:
1. Autoatendimento:
Com a utilização de uma tela Touch Screen para escolha da suíte desejada pelo cliente. Nessa tela, os clientes podem ver fotos, descrições e preços das suítes, escolhendo a de sua preferência, de forma segura e sigilosa. Garante assim uma locação de suíte sem a interferência do funcionário, onde a escolha é registrada automaticamente no sistema.
2. Controle dos portões de entrada e saída:
Controlados pelo sistema, os portões de entrada e saída são abertos somente depois que a locação da suíte ou fechamento de uma conta for feita. Caso seja aberto em outra situação, o sistema gera auditoria solicitando ao usuário a inserção de um motivo. Os gestores do motel podem ter um controle remoto para abertura dos portões, para acesso ao motel sem gerar auditoria.
3. Gestão de energia e portões das suítes:
Controle da energia da suíte que será acionada apenas na presença do cliente ou se a camareira estiver fazendo a limpeza da mesma. Os portões da suíte são abertos e fechados pelo sistema, proporcionando maior sigilo e garantindo a segurança do cliente.
4. Extratos de fechamento de conta enumerados:
A cada fechamento de conta o sistema imprime um extrato enumerado e único de controle interno, nele estão todas as informações do fechamento.
5. Captura de imagem:
Recurso indispensável para capturar uma foto no momento da entrada e da saída do motel, auxiliando a verificação da locação do apartamento. Isto dará a certeza de que o veículo que entrou é o mesmo que está saindo.
6. Relatório de anomalias ou auditorias
O sistema de gestão deve ter um relatório de anomalias ou auditorias, onde o gestor pode acompanhar alguns itens que devem ser analisados diariamente.
a. Caso tenha automação de portões, verificar quais foram os motivos informados para abertura dos mesmos na entrada ou saída;
b. Controlar os descontos e ou acréscimos dados nas locações e qual foi o motivo que os mesmos foram dados ao cliente;
c. Controlar as exclusões de produtos da conta do cliente, juntamente com os motivos informados pelo usuário do sistema;
d. Alterações no número de pessoas dentro do apartamento para menos ou para mais.
7. Relatórios especialistas:
O sistema de gestão deve conter relatórios para que seja possível a análise dos resultados:
a. Produtividade das suítes;
b. Faturamento;
c. Produtos vendidos;
d. Ticket médio;
e. Permanência nas suítes;
f. Produtividade mensal;
g. Produtividade de cada suíte individual;
h. Taxa de ocupação semanal.
Estes são alguns dos principais itens que o sistema de gestão deve conter para que seja possível uma análise dos resultados, garantindo que o motel seja rentável.
A utilização destes recursos integrados ao sistema, diminui a probabilidade de fraudes. Dessa maneira, o software permite que você controle a entrada e saída de clientes de forma automatizada e segura. Além disso, é possível visualizar e mapear os horários e dias de maior movimento do estabelecimento, por meio de relatórios especializados.
Ao utilizar um sistema de gestão adequado e que tem autoridade no assunto, o gestor terá o total controle do seu negócio, através das auditorias que o sistema lhe informa, gerando economia, tranquilidade e maior lucratividade, tudo com uma só solução.
Outro grande bônus é poder organizar a equipe com maior antecedência para atender os clientes de forma mais eficaz, trazendo um alto impacto positivo na experiência dos mesmos.
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