Live Roberto e Antônio Carlos Morilha - Tecnologia e Plataformas de Rervas

09/08/2023

Nesta live especial, Roberto Bacca conversa com Antônio Carlos Morilha, Mestre especialista em Motéis, sobre tecnologia e plataformas de reserva. Vamos conferir?

Deixaremos aqui os principais pontos desta live incrível.

A maioria dos moteleiros ainda não comprou a ideia das reservas futuras. Dependendo da política de cada motel, se vender pacotes de reserva também para sexta ou sábado, seu motel está tranquilo com dinheiro em caixa, mas o sistema exige bom planejamento. Pacote de reserva: seu cliente precisa entender que sua exclusividade e garantia têm um preço e por isso deve pagar pelo pacote de reserva. 

Suíte de motel não dá pra guardar em estoque! Se você não vendeu hoje, também pode não vender amanhã neste mesmo período. Primeiramente, é preciso ter uma equipe bem treinada para o sucesso das reservas. E a recepcionista deve ser uma consultora do seu motel, oferecendo logo de início as melhores e mais caras opções ao seu cliente, mesmo que ele peça pela mais barata. 

A recepção é onde se agrupa toda a informação que o hóspede terá do seu motel. O que avaliar na hora de contratar o perfil de recepção? Um erro comum na contratação de recepcionistas dos motéis é justamente a contratação de pessoas com dificuldade para conversar ou de se adaptarem aos procedimentos do seu negócio.

É necessário que seu motel tenha uma comunicação profissional para o preparo e oferta das reservas. Tenha uma arte final feita por uma agência ou profissional habilitado para apresentar uma tabela do seu produto com o preço do serviço. Hoje grande parte dos atendimentos nos motéis acontecem por escrito, via Whatsapp

Por isso é importante que, além de falar e argumentar bem, sua recepcionista saiba escrever bem sem gírias para um bom atendimento, mesmo que disponha da maioria de respostas prontas na plataforma. Elas serão enviadas de uma forma simples, para não dar a impressão de que o cliente está falando com um robô. As perguntas do cliente são quase sempre as mesmas, e dificilmente fogem do escopo principal. 90% são questões tarifárias e somente 10% de outros serviços

Se você não tem tempo de preparar estas respostas prontas, contrate alguém que faça por você. Isso irá facilitar na hora da resposta rápida e certa ao cliente! Não fique conversando com o cliente no Whatsapp ou atendendo ligações enquanto oferta reservas. Cliente quer saber preço? Envie a tabela. E quando implantar o Whatsapp Business, contrate alguém para fazer cliente oculto e testar o serviço 

Programas de incentivos para recepcionistas: para motivar sua equipe de atendimento, cabe definir incentivos para aluguéis de suítes superiores, ou com hidro, para cumprimento de metas semanais. - Reservas por e-mail: defina uma pessoa para ficar responsável pelo fechamento de reservas por e-mail. Tenha uma política de reservas em seu motel! Um projeto de modelo de reservas também é interessante, para implantar todas as fases do processo adequadamente. 

Site de motel: As redes sociais são importantes e devem sim ter atenção especial na frequência e conteúdo de atração, mas são somente a ponta do iceberg do seu negócio. Tenha uma agência para gerir adequadamente suas redes. É fato que o cliente irá realmente imergir no site, a maior vitrine do seu negócio, para conhecer seu motel. 

Plataformas mais utilizadas pelos motéis: - Guia Go: uma plataforma específica para vender seu motel, onde muitos clientes costumam procurar opções além da busca pelo Google. - Booking: Funciona quando você tem uma região onde seu motel é o melhor, ou mais de rodovia ou passagem, diferente de motéis em grandes centros e capitais. - Motel X: A maioria dos clientes quer conhecer e reservar o motel pelo celular. O aplicativo do MotelX conta com mais de 20 mil downloads e pode contribuir em muito para o sucesso das reservas programadas em seu motel, oferecendo comodidade na palma da mão. 

Sistema de gestão: Os motéis não conseguem gerir as reservas sem um bom sistema de gestão. Torna-se inviável a troca de informações com as plataformas de reservas sem um sistema de gestão. A nova motelaria está trazendo novas experiências e também opções de hospedagem. Portanto, seu gerente deve estar consciente disto para o sucesso do seu negócio! T

Ter um bom site, de preferência com motor de reservas, é muito importante para a visibilidade do seu motel.