Mudança e Evolução no Mercado Moteleiro

Mudança e Evolução no Mercado Moteleiro

12/07/2023

O aumento dos custos operacionais, a pressão excessiva dos preços e uma concorrência muito maior com clientes cada vez mais exigentes têm dificultado alguns motéis a se manterem no mercado. Mesmo com essas mudanças que estão ocorrendo, juntamente com a recessão da crise, muitos moteleiros insistem em não aceitar a evolução do mercado, em especial a do seu cliente.

Segundo o consultor de motéis Vinícius S. Roveda, da Zeax Motéis, a gestão dos nossos negócios pode ser correlacionada à Teoria da Evolução das Espécies: os dinossauros não se adaptaram às novas condições do meio ambiente, quando houve a queda doasteroide na Terra, e eles foram extintos.

Todos os gestores - inclusive os moteleiros - devem procurar sempre evoluir e inovar no seu segmento, pois simplesmente mantendo como está, em pouco tempo o seu negócio poderá ser extinto do mercado.

Inovar e crescer no seu segmento não é um dever e sim uma obrigação, pois ser empreendedor é saber identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. Temos alguns exemplos bem práticos: Uber, Amazon, Apple e NuBank. Essas empresas foram uma bomba de inovação em seus segmentos que com certeza levaram à extinção de outras.

No segmento de motéis não é diferente. O moteleiro deve buscar criar conceitos novos nas suítes, modernizar a gestão do negócio, facilitar a comunicação com o seu cliente e facilitar a compra do produto que você oferece no seu motel - um exemplo certo disso são as reservas online.

A reserva online já é futuro. O público de motel poderá fazer a reserva no seu motel a qualquer momento, através de um aplicativo de celular, ou do site do motel, que entrará diretamente no sistema de gestão, melhorando o processo que por consequência dará mais facilidade para utilizar o motel.

O público que frequenta os motéis no Brasil hoje, conforme uma pesquisa feita pela Revista Guia de Motéis, hoje, é majoritariamente os casais com relacionamento fixo, ou seja, não é mais o cliente esporádico ou dos amantes.

A principal questão é que o moteleiro deve proporcionar experiências únicas aos seus clientes, oferecendo diferenciais inovadores para que seu motel não seja extinto na próxima queda de asteroide.

Também se deve dar atenção no ambiente de trabalho: péssima manutenção, má conservação das instalações e equipamentos obsoletos deixam um ambiente negativo. Mas quando há cuidados para manter o ambiente bem conservado, atualizado, organizado, há uma melhora considerável nas pessoas que lá trabalham, aumentando o resultado da empresa.

O ambiente bem cuidado, passa uma excelente imagem a quem visita, tanto para clientes, fornecedores e colaboradores, que por consequência, torna o ambiente muito mais positivo.

O fato de o moteleiro estar presente ou não, não significa que a empresa vai bem ou mal, já vi muitas empresas fecharem pelo o proprietário estar presente e outras também fecharem pela ausência deles. Neste caso, a empresa precisa ter as pessoas comprometidas com o negócio, seja ela o dono ou os colaboradores.

Chamamos isso de senso de dono, ou seja: pessoas que se preocupam com a empresa. É pegá-la para si, e trabalhar com vontade para resolver problemas diários e corriqueiros, tornando-a lucrativa e sustentável.

Mas ter pessoas comprometidas, hoje em dia não é o suficiente, o moteleiro deve estar à frente e fiscalizar toda a operação, mas deve olhar para o negócio de uma forma mais externa, vendo as oportunidades e buscando caminhos para um resultado positivo. O moteleiro não deve ficar se preocupando com tarefas operacionais que um gerente poderia resolver.

Com uma equipe comprometida com o motel no dia-a-dia, o senso de dono deve ser predominante. Se o motel possui gerente, deve seguir uma hierarquia: quem deve conduzir e praticar esse senso de dono é o gerente, pois será ele a comandar a equipe toda. O gerente se reporta ao dono ou sócios, e estes acompanham a operação, traçando estratégias e ações para uma boa saúde financeira do motel.

Tudo isto somado trará ótimos resultados, garantindo que o negócio seja lucrativo e rentável.

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