As 3 Peneiras

As 3 Peneiras

30/06/2023

Hoje trago um exemplo muito prático do que acontece nas equipes de trabalho. Você já ouviu falar da História das três peneiras? Conta a história que um colaborador chega a seu patrão pronto a contar uma fofoca sobre sua colega de trabalho.

Sem deixar o colaborador finalizar, o chefe pergunta a ele se esta informação já passou pelas “três peneiras”. Admirado, o colaborador diz que não, é o chefe então explica: são três peneiras. A primeira, a da verdade. A segunda, a da bondade. A terceira peneira, a da necessidade.

Percebendo que a informação não tinha relevância, o funcionário voltou ao seu posto arrependido.

Moteleiro e Moteleira, esta pode ser uma importante ferramenta para que você trabalhe ao alinhar sua equipe. Inclusive, você pode fazer um treinamento baseado apenas nesta história.

A primeira peneira, a da VERDADE, nos fala sobre refletir acerca das informações que recebemos. Esta história foi conferida pessoalmente ou alguém lhe contou? Considerando que cada “conto aumenta um ponto”, facilmente distorcemos a realidade para contar uma história que talvez não tenha sido bem assim. Numa equipe, isso pode prejudicar e muito o trabalho com a formação de panelinhas e desentendimentos entre as pessoas.

A segunda peneira, a da BONDADE, traz a reflexão sobre empatia. Sempre analise, o que você vai contar, gostaria que fosse falado sobre você? Outra análise que deve ser feita é até que ponto aquela informação prejudica o outro. Ela é relevante para empresa? Se sim, deve ser levada adiante com parcimônia. Se não, melhor não.

A terceira peneira é a da NECESSIDADE, que por si só já diz muita coisa. A informação é necessária? Ou é apenas um capricho, uma fofoca? Talvez esta seja uma das mais incríveis peneiras, já que informação sem objetivo não passa de burburinho.

Então, que tal treinar a sua equipe para que ela se torne ainda mais harmoniosa e produtiva através da história das três peneiras? Trabalhando cada uma delas, você poderá demonstrar aos seus colaboradores a importância da qualidade das informações, bem como um ambiente de trabalho justo e compreensivo.

O texto original das três peneiras ainda encerra com uma excelente reflexão que trago para vocês:

Pessoas inteligentes falam sobre ideias. Pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas medíocres falam sobre pessoas!

Assim, desejo que você possa repassar esses conhecimentos à sua equipe e ter ainda melhores resultados. Até a próxima!