Série Dia dos Namorados - Recepção
Moteleiro e Moteleira, chegamos a maio e no próximo mês já é a data de ouro da Motelaria, o Dia dos Namorados. Você que está acompanhando a série de conteúdos que estamos fazendo sabe que esta data não permite erros, já que é a oportunidade de encantar e fidelizar clientes e claro, aumentar os lucros.
Hoje vamos falar sobre a importância de um atendimento de excelência e uma recepção alinhada para que tudo funcione da melhor maneira durante este período. Neste ano o Dia dos Namorados cairá numa segunda-feira, o que significa que os casais irão procurar os motéis durante todo o fim de semana. Esta é uma ótima oportunidade para você alavancar as suas vendas.
Quanto à recepção, cabe dizer que ela é o coração do empreendimento. É ali que tudo começa, afinal, é esta a equipe que recebe, acolhe, informa e resolve as situações. Por isso, atente-se às dicas que selecionamos para que você tenha a melhor equipe de recepção.
- Na hora de contratar, certifique-se de que o recepcionista tenha algumas características fundamentais para o cargo, tais como: pontualidade, boa comunicação falada e escrita, cordialidade e simpatia.
- Invista em treinamento da sua equipe de recepção. Os colaboradores devem estar cientes de todos os processos que ocorrem, tais como manutenção, limpeza e higienização, entre outros.
- Se esse time for responsável por responder as redes sociais, capacite-o para que responda às perguntas de forma assertiva e principalmente, sem brincadeiras de duplo sentido, por exemplo.
- Quem trabalha na recepção de um motel deve ter discrição e sigilo.
- No WhatsApp e Instagram, nada de respostas por áudio. As respostas devem ser sempre por escrito.
- Ao telefone, um tom de voz cordial e simpático é essencial, lembre-se que é este contato que converterá na reserva ou convencerá seu hóspede a decidir pelo seu empreendimento.
- Sua equipe deve estar por dentro de todos os pacotes e benefícios que o seu motel irá oferecer neste dia, não apenas para informar, mas também para vender ativamente estas comodidades.
- A equipe da recepção também é responsável pela cobrança, portanto, é importante que a equipe esteja alinhada e seja eficiente, de forma a fechar as comandas com rapidez e atenção.
- O recepcionista deve também ser flexível, uma vez que trabalhará em horários diferenciados e de escala.
- A recepção também é aquela quem finaliza o atendimento, logo, cobre sua equipe para incentivar o cliente a fazer a avaliação do motel, utilizar o programa de fidelidade e claro, retornar ao seu estabelecimento.
Essas dicas são preciosas para que você tenha um atendimento de excelência no seu motel e evite situações indesejáveis principalmente nesta data tão importante do nosso ramo.
Sabemos que contratar pessoas com experiência é sempre desafiador, mas caso você não encontre pessoas que já estejam familiarizadas com a função, você tem a obrigação de treinar esses colaboradores para que a experiência do seu cliente. A nova motelaria nos ensina que receber os clientes é como receber um amigo em casa: queremos recebê-lo da melhor forma possível.