5 dicas para melhorar o atendimento do seu motel

5 dicas para melhorar o atendimento do seu motel

16/09/2023

Conseguir um bom atendimento no seu motel tornou-se um grande desafio para qualquer proprietário ou gestor. Um atendimento de excelência é imprescindível para fidelizar o seu cliente. 

Lembre-se um cliente insatisfeito fala para mais de 10 pessoas, já um cliente satisfeito fala somente para 2 ou 3 pessoas, no máximo. A seguir, listei algumas dicas que irão lhe ajudar neste desafio.

 

1 Como ter um padrão de atendimento

Deve ser implantado um padrão de atendimento, ou seja, o cliente deve ser atendido da mesma maneira em qualquer horário em que ele frequentar o motel. Para isso é importantíssimo realizar um bom treinamento com os seus funcionários que trabalham na recepção do seu motel. 

Um atendimento de excelência exige principalmente respeito, educação e carinho com os seus clientes. São as pessoas que trabalham na recepção do motel que irão encantá-los e garantir que eles voltem.

A recepção deve ser vista como um ponto chave dentro do seu motel, pois este setor será o único com o qual o seu cliente terá contato e um bom atendimento lhe trará retorno garantido.
 

2 Automatização do atendimento

Logo acima citei a importância de investir nas pessoas, porém, a automatização é muito importante. Existem alguns setores dentro do motel que não é necessária a intervenção humana, é aí que entra um bom sistema de autoatendimento. Um dos exemplos que posso citar é o momento que o cliente está entrando no motel, pois o mesmo deseja sigilo e tranquilidade para escolher a sua suíte.

 

3 Um bom atendimento por telefone

Apesar de hoje em dia a maioria das pessoas buscarem informações pela internet, existe uma percentagem que ainda utiliza o telefone. Para que este atendimento traga resultados positivos para o seu motel é importante seguir um padrão também. Ao atender o telefone sempre utilizar um cumprimento, informar o nome do motel e o nome do atendente. Ele deve ser atendido prontamente com as informações que procura. Geralmente, o cliente que liga busca apenas duas informações: tipos de quartos e preços, mas além disso também pode fazer possíveis reclamações. Quando se trata de reclamações, o colaborador precisa ser treinado para manter a calma e procurar a solução o mais breve possível.


4 Um bom atendimento via WhatsApp

Muitas vezes é mais fácil para o cliente enviar uma mensagem com a dúvida e logo ser respondido do que fazer uma chamada via telefone ou até mesmo enviar um e-mail. O WhatsApp funciona como uma espécie de chat on-line direto, estreitando os laços entre o motel e o cliente, sendo uma excelente forma de atendimento. Portanto, se você é proprietário ou gestor de motel e ignora o WhatsApp, saiba que você pode estar perdendo boas oportunidades de aumentar o seu faturamento. 

Por isso, capacitar as pessoas que irão responder as mensagens de seus clientes é primordial. A resposta deve ser muito mais rápida pois, quem utiliza esse aplicativo, quer uma resposta o mais breve possível. Uma forma de facilitar e monitorar o que é respondido para os seus clientes, é utilizar um computador conectado através do WhatsApp Web, onde além de facilitar a forma de respondê-los você pode enviar fotos do seu computador e outras informações que você não possui no celular.


5 Um bom atendimento via internet

O e-mail é uma das formas do cliente obter as informações do seu motel. Comece respondendo um e-mail cumprimentando-o, chamando pelo nome, em seguida agradeça o contato, agora passe as informações solicitadas e finalize agradecendo mais uma vez o contato e colocando-se à disposição para eventuais dúvidas que ele possa ter. Uma outra forma de manter um bom relacionamento com seu cliente é criar campanhas de e-mail marketing com promoções, novidades, suas opções de gastronomia, entre outras opções que aumente seu faturamento.

Outra forma de contato é o Facebook. Lembre-se sempre de conversar com seu cliente “inbox”. Desta forma a conversa fica mais segura e o seu cliente mais à vontade para fazer as perguntas necessárias. A exemplo do e-mail, do atendimento pessoal, aqui também deve-se utilizar as palavras mágicas como: por favor, por gentileza, muito obrigado, entre outras.

É através de um bom atendimento que você encanta o seu cliente, criando um desejo para que ele utilize e passe a se tornar um cliente assíduo do seu motel.

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