Reservas – tendências no ramo moteleiro

Moteleiro e Moteleira: suíte reservada, é suíte vendida. Suíte de motel não dá pra guardar em estoque! Há muito tempo tenho falado bastante no assunto. Com os avanços da tecnologia e todo conhecimento que está à mão diante dos anos de experiência, posso afirmar que um sistema de reservas é crucial para que você tenha sucesso no seu negócio.

Contudo, trazemos neste pequeno artigo algumas tendências que você poderá implantar no seu motel (ou no motel que você gere) e que vão, além de aumentar o seu faturamento, deixar tudo muito mais organizado. 

3 pontos importantes

  • Site de motel: As redes sociais são importantes e devem sim ter atenção especial na frequência e conteúdo de atração, mas são somente a ponta do iceberg do seu negócio. Tenha uma agência para gerir adequadamente suas redes. É fato que o cliente imergir no site, a maior vitrine do seu negócio, para conhecer seu motel. No site estarão concentradas todas as informações, inclusive as reservas.
  • Sistema de gestão: Os motéis não conseguem gerir as reservas sem um bom sistema de gestão. Torna-se inviável a troca de informações com as plataformas de reservas sem um sistema apropriado, e para isso, nós da Infobac estamos prontos a apresentar várias soluções.
  • Plataformas mais utilizadas pelos motéis: Além do Whatsapp Business, site, e-mail e recepção, temos também:

– Guia Go: Mais uma plataforma específica para vender seu motel, onde muitos clientes costumam procurar opções além da busca pelo Google.

– Booking: Funciona quando você tem uma região onde seu motel é o melhor, ou mais de rodovia ou passagem, diferente de motéis em grandes centros e capitais.

– MotelX: A maioria dos clientes quer conhecer e reservar o motel pelo celular. O aplicativo do MotelX conta com mais de 20 mil downloads e pode contribuir em muito para o sucesso das reservas programadas em seu motel, oferecendo comodidade na palma da mão.

Como fazer?

Reservas por e-mail: defina uma pessoa para ficar responsável pelo fechamento de reservas por e-mail. 

  • Pacote de reserva: seu cliente precisa entender que sua exclusividade e garantia têm um preço e por isso deve pagar pelo pacote de reserva. Deixe isso bem explicado para seu cliente, mas evite falar em taxa de reserva. Use o termo PACOTE de reserva para não confundir seus clientes.
  • Programas de incentivos para recepcionistas: motive sua equipe a vender suítes superiores. Estabeleça metas, e se elas forem cumpridas, claro, remunere!
  • Atendimento escrito: Hoje grande parte dos atendimentos nos motéis acontecem por escrito, via Whatsapp, uma das maiores plataformas em uso na motelaria. Por isso é importante que, além de falar e argumentar bem, sua recepcionista saiba escrever bem sem gírias ou vícios de linguagem para um bom atendimento, mesmo que disponha da maioria de respostas prontas na plataforma. Elas serão enviadas de uma forma simples, para não dar a impressão de que o cliente está falando com um robô.

E agora, vamos focar em algo que prezo muito no atendimento: os profissionais certos para trabalhar na recepção. Tudo começa na contratação. Deve-se avaliar se os recepcionistas têm experiências anteriores em áreas correlatas, se são simpáticos, e principalmente, proativos. A pessoa que trabalha na recepção precisa ser cordial e muito profissional, afinal, ela é a anfitriã que recebe as “visitas”. 

Moteleiro(a), espero que este conteúdo tenha agregado a seu negócio e tenha aberto sua mente para algumas ideias que às vezes, são muito fáceis de implementar. Que tal começar o ano já realizando mudanças significativas na forma de reservar suítes?

Conheça o infomotel usando este link e agende uma demonstração.

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