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Olá, moteleiros! Nesta live, Roberto Bacca Brunetto, especialista em gestão de Motel e CEO da Infobac Sistemas trará à tona um assunto polêmico: gestão de equipe e hierarquia. Será que você sabe como gerenciar isso da melhor forma? Caneta e papel na mão!
- Inovar e crescer é o dever do empreendedor. Seja criativo e veja como você pode melhorar ainda mais o seu empreendimento. É importante salientar que o seu concorrente está aí pra fazer você sair da sua zona de conforto, mostrar diferencial.
- O ambiente de trabalho é o ponto chave da sua gestão da equipe. O ambiente em que seu colaborador trabalha, é bacana? Você gostaria de estar no local do seu colaborador? Ninguém tem vontade de trabalhar em um ambiente insalubre ou feio. Você precisa oferecer um ambiente aprazível para que seu funcionário se sinta importante e necessário. É preciso ter em mente que você necessita dessas pessoas para que seu empreendimento vá adiante.
- Não fique mudando os procedimentos o tempo todo. Padronize todos os processos para que sua equipe saiba o que você espera dela.
- Quando seu funcionário está de uniforme e devidamente paramentado para o serviço ao qual foi contratado, ele está identificado. Se por ventura seu cliente encontrar um colaborador, ele vai saber que esse é um funcionário qualificado. Isso causa uma boa impressão.
- Dica: se você fizer um dispenser de kits de enxoval, menos o colaborador terá que caminhar. Além de facilitar o serviço dele, isso também irá otimizar o processo, já que ele não perderá tanto tempo indo buscar as coisas que estão longe da operação dele.
- Imagine-se sem o seu colaborador. Você consegue fazer o serviço? Atender aos seus clientes? Cuide do seu colaborador! Da saúde e autoestima dele. Escute o seu funcionário e o que ele precisa para trabalhar melhor. Acredite: as soluções mais assertivas estão com quem trabalha com o processo.
- Colaborador bom quer ser bonificado, e geralmente, isso é feito financeiramente. Então bonifique, elogie e ofereça prêmios, dessa forma, ele trará sempre mais soluções e se esforçará mais para melhorar. Trabalhar em ambiente positivo é certeza de produtividade. Faça uma análise de como está o clima organizacional no seu empreendimento.
- O seu funcionário vai falar do seu motel: bem ou mal. Então, quanto mais ele gostar de trabalhar ali, tiver senso de dono, mais ele atrairá pessoas. Quando ele falar com pessoas de seu relacionamento, isso influenciará essas pessoas a escolherem pelo seu motel, e não outro, afinal, ele já terá uma referência de confiança.
- Uma boa hierarquia funciona muito bem. Tenha isso bem definido para que a operação flua de forma natural. O funcionário tem que saber a quem se reportar. Boas dicas: bonificar o seu gerente com treinamentos e comissões. Só se pode cobrar mais de uma pessoa se você a bonifica, é uma via de mão dupla. Os recepcionistas também podem ser bonificados por comissão de vendas de suítes. É justo que quanto mais se venda, mas se ganhe, e acredite, os funcionários se esforçam muito para ganhar mais.
- Reconheça quais as forças e fraquezas de cada funcionário, assim, você verá como cada colaborador pode ser melhor em cada processo. O quê realmente você espera de cada um deles? Ver esse perfil antes de contratar é essencial.
- Não tire a autoridade de suas hierarquias. Isso só gera intriga e problemas no seu quadro organizacional. A hierarquia serve para organizar os processos.
- Cada pessoa precisa gostar do que faz para fazer seu trabalho com maestria. As pessoas ACREDITAM no que você fala. O que seus funcionários têm falado sobre seu motel?
E aí, moteleiros? Conseguiram notar o quanto é importante ter colaboradores que tenham senso de dono e levem a ideia do seu empreendimento adiante? Crie bons ambientes de trabalho e tudo fluirá melhor!
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Gestão de Motel – A Magia do Elenco do seu Motel.
https://www.youtube.com/watch?v=WcQUAqjyo3o&t=9s
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