,
Você sabia que a cozinha do motel é um dos pontos chaves para manter a qualidade na experiência do cliente? Nesta live, Roberto Bacca traz um convidado especial, o Chef Gustavo Gonçalves, para falar sobre o tema. Gustavo, de Jaraguá do Sul, possui 10 anos de trabalho na gastronomia, através de uma cozinha natural, saborosa e saudável.
- Chame um Chef para testar os pratos com os clientes. Escute seu cliente. A visão principal na motelaria não é a do moteleiro, e sim a do cliente. É ele quem avalia todo o sucesso do negócio: do prato, da apresentação e da suíte.
- Cozinha: por onde começo? Prato bistrô? À La carte? Prato para duas pessoas? Depende o que a região aceitaria. Aposte na gastronomia da região e nos insumos que são encontrados por perto.
- Base de equipamentos na cozinha do motel – para linha bistrô: um bom fogão, micro-ondas, geladeira, freezer e forno elétrico. Panelas, frigideiras, etc. em uma cozinha simples. O importante é um pré-preparo bem feito para ser fácil e rápido servir o cliente no motel.
- Pré-preparo dos pratos na cozinha: preparação antes da montagem e apresentação do prato. O prato não pode demorar a chegar ao quarto: prazo estimado de 15 minutos. Escolha uma pessoa para trabalhar na cozinha durante o dia para preparar os ingredientes, as bases, porcionar e deixar pronto para o pessoal nos horários de pico.
- Criação do manual da cozinha: inclua nesse manual todo o necessário. Como cobrar o resultado do contratado; Pré-preparo; Ficha técnica; Execução; Porcionamento; Rendimento; Faça um mural com fotos da montagem do prato. O ideal é ter tudo congelado no pacote para só montar. Praticidade é a palavra.
- Organização e tamanho da cozinha: treine sua equipe no ambiente de trabalho, faça com que eles provem os pratos também! Cozinha organizada é cozinha eficiente.
- O cliente ficará mais tempo no motel se a experiência dele for bacana. E a cozinha é um dos pontos chaves para manter a qualidade na experiência do cliente. O motel precisa de alguém que cobre essa preparação dos pratos, o mise en place, o porcionamento, as compras e o cuidado do desperdício.
- O cardápio não precisa ser extenso. Os pratos devem atender a todos os paladares. Perceba o que mais vende e crie pratos em cima disto, utilizando estes insumos, bem amarrados, para evitar desperdício. O objetivo da cozinha é ser lucrativa, evitando o desperdício, com organização e eficiência.
- Vale a pena ter um Chef no motel? Claro! Cada pessoa tem uma expertise, e é o Chef quem vai dizer quais os insumos certos, utensílios necessários, é ele quem vai otimizar a sua cozinha e torná-la lucrativa. É o Chef quem vai escolher os pratos que são vendáveis e também sugerir as mudanças no menu.
- Já pensou ter uma pequena horta do seu motel? Alguns empreendimentos já adotaram essa prática que além de lucrativa, é sustentável. Comece com os temperos mais usados, é uma ideia ótima.
- Sistemas para cozinha de seu motel: com automação você pode gerir quanto tempo demora para que os clientes peçam um prato, como ofertar porções extras, cálculo de tempo de preparo do prato, etc.
E aí, moteleiro: percebeu o quanto a cozinha do seu motel pode ser rentável e a estrela da festa? A presença de um Chef faz toda a diferença no planejamento da sua cozinha e do seu menu e claro: seus clientes vão querer experimentar todas essas gostosuras.
Gostou do conteúdo? Se inscreva no canal e ative as notificações para estar sempre por dentro das novidades. Confira outro vídeo com dicas interessantes:
A magia do elenco do seu Motel.
https://www.youtube.com/watch?v=WcQUAqjyo3o
,