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Olá, Moteleiros! Na última live do ano de 2020, um ano tão desafiador, Roberto Bacca faz um a revisão de tudo que há de mais importante para que você saiba como investir na nova motelaria. Caneta e papel na mão!
- No último ano, muitos motéis fecharam as portas, porém, outros aproveitaram esse momento para imergir na própria operação e saber como poderiam melhorar seus processos, reformar e investir em tecnologia.
- De nada adianta investir em marketing que atrai clientes se você não gere de maneira eficiente o seu negócio. Seu motel está apto a receber os clientes de forma organizada e surpreendente?
- Padronização é fundamental: mesmo que mude seus colaboradores, é importante que você tenha manuais e padronize suas operações, dessa forma, quando há rotatividade de colaboradores, a operação não será afetada.
- Analise seus manuais de controle: conforme as coisas vão se atualizando, os manuais também devem ser atualizados. Documente, organize!
- Checklist de liberação de suítes: essencial e preciso pra que o processo seja otimizado e automatizado, livre de defeitos. Lembre-se: processo repetido com sucesso, cria perfeição.
- Cuidado: se você cria um manual, siga-o. Não faça com que seus colaboradores façam as coisas de modo mais rápido, mas pela metade. Quem vai encontrar o defeito, lembrando, é seu cliente.
- O motel muda a cada novo público alvo: se você reparou que seu público mudou, você precisa apostar no que o SEU público quer, e não no que VOCÊ quer. Estude o perfil, dedique-se a isso. Dessa forma, você será o primeiro a ser lembrado. Afinal, quem não quer ser referência no ramo de atuação?
- Cliente encantado é cliente que volta: manter a clientela e fazer com que ela gaste mais é o grande desafio. Fidelize e tenha excelentes resultados.
- Não apresse seu cliente: saiba cobrar o valor da sua hora e deixe seu cliente à vontade. Nem sempre a rotatividade é lucrativa.
- Você precisa de pessoas: nenhum sonho é construído sozinho. Analise quantas pessoas você precisa em cada horário ou período para obter um maior rendimento e eficiência. Equipe eficiente é o segredo.
- Cliente oculto: contrate clientes ocultos especializados! É muito interessante para ter uma visão especializada do atendimento e dos processos. De preferência, contrate para testar em todos os períodos e validar se a padronização funcionou.
- Consuma no seu motel: se você é gerente, proprietário, gestor, fica a dica – consuma o que seu motel oferece. O colchão e travesseiros são bons? Os pratos oferecidos são apetitosos? A limpeza te agrada?
- Identifique seus gargalos: onde estão suas deficiências? Atendimento, manutenção, limpeza? Para identificar, basta você analisar as avaliações dos seus clientes. Seja on-line, no privado ou na avaliação por escrito, é ali que você vai entender onde precisa melhorar. Uma boa ideia é resolver a cada mês uma dessas carências.
- Reservas em datas especiais: não tenha medo de reservar. Reserva antecipada é dinheiro em caixa!
- Seja organizado em sua gestão: se você é um gestor exemplar, sua equipe entenderá que eles também devem se portar dessa maneira.
- Se você não possui conhecimento, busque. Contrate uma consultoria, contrate um software de gestão especializado. A falta de conhecimento fecha muitas portas. Consultoria é investimento, é ela quem te diz o quê realmente precisa mudar.
- Entenda que há ondas de consumo: trabalhe com sazonalidades! A onda do momento é gin? Então vamos servir gin! Comidas veganas, cervejas de rótulos mais caros. As tendências mudam, e por que seu motel não está mudando?
- Gestor de motel: você precisa gastar a sola do seu sapato, e não o couro da cadeira. Ande pelos corredores, fiscalize, repare e cobre sua equipe para que tudo seja um verdadeiro show para o seu cliente!
E aí, moteleiros! Anotaram todas as dicas? São essas e outras mudanças que farão o diferencial do seu empreendimento.
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Gestão de Motel – O Jeito Disney de encantar clientes
https://www.youtube.com/watch?v=YY8QJZe2rXw&t=1s
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