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Olá, Moteleiro e Moteleira! Quer saber como tomar as melhores decisões no seu negócio? Nesta live de abertura da maratona 2022, Roberto Bacca (Especialista em gestão de Motel e CEO da Infobac Sistemas) compartilha ideias e conhecimentos sobre marketing, investimento e resultados em seu negócio. Caneta e papel na mão porque as dicas estão sensacionais.
- É fato: muitos gestores de motel não sabem se a taxa de crescimento do seu negócio está dando resultado, nem fazem ideia de como fazer o cálculo para saber se seu negócio é saudável. Muito menos aplicam metas de crescimento. Sem isto, não há como entender ou medir o crescimento do seu negócio.
- São vários os indicadores que podem ser usados para medir as métricas de resultado em seu motel. Esta análise pode ser feita mensalmente, semestralmente ou anualmente e a regra pode ser usada em todos os demais indicadores, tanto para aumentar faturamento quanto para diminuir despesas. Eis um exemplo prático, baseado somente no faturamento:
Quanto o seu negócio fatura? Pegue o faturamento de 2020, diminua do faturamento de 2019 e divida o resultado pelo faturamento de 2019. Multiplique o resultado por 100 e você terá a porcentagem de crescimento do seu negócio! É importante também a taxa de crescimento estar sempre em uma constante crescente. Taxa de crescimento estável não é saudável para o seu negócio, pois ela pode cair a qualquer momento, desequilibrando suas contas e prejudicando sua gestão.
Dica do Bacca: É importante também verificar a inflação do ano. Você pode até aumentar o faturamento do seu motel, mas deve também ajustar as metas e a frequência de análise do seu motel a cada 6 meses, para ter bons resultados analisando também o fator inflação.
Marketing: despesa ou investimento? Investimento! É através dele que será feita a divulgação, busca e atração de clientes, tendo um posicionamento estratégico em seu negócio!
Dica do Bacca: Quando apertarem as despesas do seu motel, não caia no erro de cortar verbas do marketing. Reavalie seu investimento de marketing e direcione para atrair mais clientes, sem cortar verbas! Sem investir em marketing, você não fideliza nem atrai novos clientes!
Quanto investir em marketing? Divida o valor de investimento mensal em marketing por 30 e faça uma comparação com seu ticket médio. Em uma conta simples, fica fácil avaliar quantos clientes diários este valor investido está atraindo para seu negócio e se ele é viável! Uma agência de qualidade deve trazer clientes de qualidade para seu motel, viabilizando este investimento.
Dica do Bacca: as redes sociais são a publicidade mais barata para o seu motel. Invista nestas redes, sem esquecer do tipo de produto que você divulga nelas! E cuidado ao utilizar banco de imagens.
Como o motel deve agir em seu posicionamento? Entre produto, atendimento e divulgação, primeiramente invista em uma divulgação TOP. Sem esquecer, é claro, de um bom atendimento para o cliente atraído pelo marketing. E por fim, tenha cuidado na oferta de qualidade do seu produto, para que ele faça jus à divulgação. Tudo é um conjunto, uma roda sincronizada que gira para garantir a qualidade e sucesso do seu negócio!
Dica do Bacca: O WhatsApp tem grande papel no primeiro atendimento aos clientes. Por isso, tenha um padrão de atendimento adequado com pessoas capacitadas para atender por este meio!
Estratégia comercial: Ela se divide em 4 pilares.
Atração: Sua imagem e posicionamento, que irá atrair seu cliente.
Conversão: Cliente tem interesse em saber mais sobre seu negócio, através das redes.
Relacionamento: O cliente avaliará o serviço oferecido e posicionamento.
Venda: A conclusão do processo, com a venda do serviço.
Dica do Bacca: Mantenha uma equipe bem treinada para um bom atendimento, sem cometer erros de escrita no primeiro contato com seu cliente via redes sociais. Não é você que vende seu motel sozinho, é sua equipe junta que proporciona o desejo, conversão, venda e fidelização do cliente, para que todo o investimento feito valha a pena. Lembrando que o custo para trazer um cliente insatisfeito de volta para seu motel é em torno de 10 vezes maior do que o inicial.
Traqueamento ou rastreamento de marketing digital: são códigos que sua agência deve fazer em seu site, para que seu motel apareça e você descubra quem é realmente seu público alvo dentro do Google. Também há o Pixel do Facebook, que é outro meio para criar uma campanha otimizada nas redes sociais para seu negócio.
Dica do Bacca: você também pode criar uma campanha de impulsionamento direcionada em seu site, para atrair somente um público específico, através do Pixel de rastreamento do Facebook. É o chamado remarketing do seu produto!
Uma outra ideia também é utilizar a rede LinkedIn para seu motel para atração de público, com investimento barato e eficiente.
Integração digital: O Google trabalha com palavras chaves. Assim, todas as suas redes sociais falando a mesma língua, entregando uma comunicação adequada e eficiente do seu motel para o mercado, com uma comunicação de valor. Não esqueça também de patrocinar anúncios, para potencializar entregas para seus clientes nas redes, mas sem esquecer do seu site, a ponta o iceberg em seu negócio!
Dica do Bacca: Motel é um negócio regional. E a conversão do usuário em consumidor só acontece quando sua estratégia estiver alinhada com seu posicionamento adequado em sua cidade!
Moteleiro! Sua agência é qualificada? Eficiente? Perceba a importância de segurar as rédeas do seu negócio, para que ele prospere e se mantenha saudável. Seja persistente! Defina metas. Para onde você quer crescer? Posicione-se perante os motéis da sua região e tenha cuidado em relação ao crescimento do seu motel, prestando sempre muita atenção as metas e análises de resultado. Quem não é visto, não é lembrado! Continue investindo, melhorando, catalisando, fidelizando e buscando novos clientes, reavaliando e redirecionando sempre sem cortar verbas de marketing, para que seu negócio siga crescendo saudável e com sucesso.
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Gestão e Tecnologia para – Motel – Como a tecnologia ajuda nos controles dos processos https://youtu.be/P2HcMEw2620
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