Fala, Moteleiros e Moteleiras! Nesta live, Roberto Bacca comenta sobre um tema muito importante na Gestão Moteleira: a organização do tempo. Quer saber como organizar adequadamente seu tempo e aumentar a produtividade do seu negócio? Caneta e papel na mão para anotar todas as dicas!
Prioridades: Qual é a sua prioridade em seu motel? Controle, marketing, investimentos? As prioridades devem ser elencadas em seu dia a dia em uma escala de importância. Dica do Roberto: crie uma matriz de urgências, emergências e prioridades de 1 a 4, entre alta e média, para facilitar o processo. E lembre-se: o tempo mais caro em seu motel não é o das suas suítes, mas sim o seu tempo como gestor. Ele é o ativo mais precioso na gestão do seu negócio!
Problemas operacionais: Muitos motéis têm problemas em sua operação e a parte de controle e gerenciamento de operações toma muito tempo do moteleiro. Então, saia da velha motelaria e deixe de lado os controles manuais! Procure softwares especializados de gestão que atendam sua necessidade. Seu tempo é preciso e vale muito! Dica do Roberto: coloque METAS no controle do seu motel. Elenque o que você pretende resolver no dia, na semana e no mês, para entender melhor seu dia a dia.
Método PDCA:
Plan (Planejar): Crie um planejamento de atividades semanal, anual, semestral, englobando a parte de marketing, planejamento e ações. Coloque tudo claramente no papel!
Do (fazer): execute este planejamento, caso contrário suas ações não terão resultado ao final do plano.
Check (Checar): Veja se tudo ocorreu de acordo com a meta final. A verificação é extremamente importante em todo o processo!
Act (Agir): Crie ações de correção para os erros na execução das metas e execute novamente as ações planejadas.
Um erro primário: Vários moteleiros cometem um erro primário: estão presos na operação do processo operacional do seu motel. Como criar ações, planejamentos e metas de controle, estando preso nesta situação? Dica do Roberto: Gaste mais sua sola de sapato do que o assento da sua cadeira: saia do seu escritório e rode seu motel! Não faça economias burras: pense agora, para 10, 15, 20 anos para a frente em seu negócio.
Quatro pilares principais da sua gestão: Tire tempo para analisá-los!
- Marketing: o principal pilar, para uma boa atração do seu motel, criando o desejo para que o cliente venha ao seu motel. Dica: O marketing digital é o marketing mais barato que existe! Mas tenha sempre um marketing de qualidade, para não queimar a largada do seu negócio.
- Resultado: Seu motel atende ao que você almeja da sua operação? E a saúde financeira do seu negócio? Mensure os resultados do seu negócio, para continuar evoluindo!
- Investimentos: Sem resultado e atração de novos clientes, como você fará o investimento adequado? Tenha planejamento e uma base bem fundada da sua operação! Dica: Utilize o método PDCA.
- Qualidade na operação: Tenha qualidade em seus processos, pessoas treinadas e colaboradores parceiros, com senso de dono em seu negócio. Saia do papel e tenha softwares especializados para ter qualidade na gestão do seu negócio.
Moteleiro, você é o líder do seu negócio! Da sua equipe! Percebeu a importância da qualidade na gestão do seu motel? De ter uma base sólida, para poder tomar as decisões corretas em seu motel? Então não morra na praia: tenha objetivos claros, elenque prioridades em sua gestão e defina metas. Tenha pessoas qualificadas ao seu redor e dê especial atenção aos agentes atrapalhadores que podem tornar seu dia a dia improdutivo: coloque-os de lado em sua lista de atividades, para não tomar tempo em sua gestão. Assim, você pode ser mais produtivo, com tranquilidade na operação, dedicando seu tempo com o que se faz realmente necessário. Sem esquecer de que seu tempo é o ativo mais valioso em seu negócio!
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