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Fala, Moteleiro! Esta live está recheada de dicas de um dos maiores problemas dos motéis: o quesito limpeza, tão essencial e importante, ainda mais em tempos de pandemia, Roberto Bacca revela como você, gestor de motel, poderá resolver problemas e buscar novas soluções de limpeza com base em treinamentos.
É preciso que a equipe de limpeza, tenha senso de dono e veja o seu trabalho como uma das partes mais importantes da operação do motel. A camareira e a governanta são as peças-chave para que o marketing, a recepção e o gestor trabalhem. Gestores: deem treinamento à sua equipe de limpeza. De nada adianta exigir se você não orienta e não dá condições dignas de trabalho. Se você é da governança, você precisa servir de exemplo para que as camareiras possam fazer o melhor serviço possível. Use os EPI’s, acompanhe os treinamentos e dê os feedbacks necessários. Confira as limpezas e oriente os erros, e claro, elogie os acertos. Crie controles de faxinas: essas geralmente são feitas de 2 a 3x no mês, são faxinas completas desde o teto até a saída do quarto, para que o quarto esteja sempre limpo, sem pó nas cantoneiras, no gesso, enfim. É preciso um checklist para que seja verificado se tudo está em ordem. Esse checklist pode estar até afixada na porta de serviço de cada suíte, com fotos, inclusive.
Moteleiros: você precisa criar um padrão de qualidade para o seu motel, para todos os seus setores, para a limpeza então, isso é fundamental. É preciso alinhar com a equipe que cada pessoa deve estar comprometida com o resultado. Se a equipe tem problemas internos, as chamadas “picuinhas” ou “atritos” entre colaboradores, o operacional não irá funcionar de maneira assertiva. A sua equipe sabe por onde começar a limpeza? Foi passado a ela de forma efetiva de como fazer essa limpeza? Recomendo sempre começar pela parte molhada (como banheiros e hidromassagens) e depois que está tudo limpo, você organiza o enxoval e deixa tudo em ordem, incluindo a cama. Ponto muito importante: sempre peça a uma segunda pessoa para fazer a vistoria final – isso pode ser feito pela governanta ou ainda pelo gestor. Nada deve ser esquecido. Nesta hora, o checklist é um grande aliado. Senso de zelo com o ambiente é uma qualidade essencial para quem trabalha na limpeza do motel: seja pela limpeza, pelo cuidado com os objetos e com a responsabilidade pelos ambientes comuns. Isso também perpassa pelos itens que são esquecidos pelos clientes. Cada pessoa é única e deve ter o senso de responsabilidade sob suas funções, porém, cada membro dessa equipe deve ter o senso do coletivo, de que juntos vão ofertar o melhor serviço ao cliente. Lembre-se: quem paga o seu salário não é o seu patrão, e sim, o cliente do motel. Uma boa dica para treinar a equipe da limpeza, é o ciclo de 21 dias. 7 dias da pessoa acompanhando as melhores camareiras, mais 7 dias sendo supervisionadas pelas melhores camareiras e 7 dias trabalhando sozinhas e depois sendo avaliadas. Dependendo da evolução, serão mais 7 dias sendo acompanhadas, totalizando 28 dias. É preciso cobrar, mas é preciso TREINAR.
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Como contratar de forma correta?
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