NULL,
Olá, moteleiros! Nesta live, Roberto Bacca Brunetto, especialista em gestão de Motel e CEO da Infobac Sistemas falará sobre um tema muito relevante: preços e taxa de ocupação. Com preciosas dicas, você poderá aplicar vários conhecimentos dessa live no seu empreendimento.
- É impossível você fazer boas comparações mantendo velhos hábitos. Você precisa de um sistema especializado em gestão de motéis. Somente dessa maneira, você poderá analisar os dados de maneira assertiva e poder encontrar onde está o erro da sua operação. Então, veja se o seu software lhe atende em tudo o que você necessita.
- Faça uma análise do seu motel na casa do 9. Ex.: primeira hora R$59. Valores que não são “redondos” atraem o cliente, criando a ideia de que esse preço é acessível a ele.
- Essencial é seguir essa linha de atuação: Preço inicial, hora adicional e o preço de pernoite. Pare de focar nos concorrentes e faça do jeito correto. Avalie sim seus concorrentes, mas no dia a dia, cuide do seu motel.
- Analise a sua rotatividade pelo mapa de calor, ou seja, quando seu motel está mais ativo e quando está mais ocioso. Você precisa entender que quanto mais rotatividade, mais a sua operação vai valer a pena.
- O valor do pernoite tem que valer a pena. O ideal é cobrar o valor de 2.5x o valor da hora inicial ou até 3x. Pense que sua suíte ficará sendo utilizada por 12h, e nesse mesmo período, você poderia ter locado ela 3 vezes.
- Já na cobrança de hora adicional, fica a dica de cobrar sempre um valor “redondo” ou cheio, afinal, seu cliente já está familiarizado com os valores depois das primeiras horas.
- Com um software correto, você poderá ter um relatório de permanência, dessa forma, você irá entender melhor como é a ocupação do seu motel e ajustar os preços de acordo com os horários em que seus clientes mais ficam. Também é interessante você alinhar com o marketing para atrair clientes nas horas em que o seu motel está mais vazio. Trabalhe sim com tabelas de valores diferenciados.
- A taxa de ocupação ideal para cada tipo de motel varia de acordo com o valor do ticket médio. Para colocar preço na operação, é preciso tirar tempo para entender o seu nicho e então, precificar e lucrar.
- Sabe fazer o cálculo da taxa de ocupação? Vamos lá: locações / pelo número de dias de aluguel/ números de suítes. Você ainda poderá ter um software que calculará isso por categorias, e acredite, ajuda muito. O ideal é o equilíbrio entre ticket médio e rotatividade.
- Quanto mais completa a suíte, maior deve ser o valor das primeiras horas. Lembre-se que você está oferecendo não somente um produto, mas sim, uma experiência. Também é sempre bom pontuar que o trabalho de trazer clientes para o motel é seu, basta você falar com seu time de marketing.
- Concorrer com hotéis na questão do pernoite é muito interessante, mas é interessante você reservar uma percentagem do seu motel somente para isso.
- Programe a homogeneidade do fluxo do seu estabelecimento, só assim você não sobrecarregará as entradas e saídas. Imagine o quanto a equipe de limpeza de suítes ficará sobrecarregada se houver um pico de saídas no mesmo horário.
- Um bom lembrete: suíte não vendida hoje, talvez não seja suíte vendida amanhã. É muito importante que as suítes não fiquem ociosas. Não as guarde para você.
- Quando você trabalha com programas de fidelização por meio do software especializado, você tem a certeza de que não haverá fraude e nem prejuízo. Com um sistema correto para o seu negócio, você terá grandes chances de faturar cada vez mais.
E aí, moteleiros? Prestaram atenção e anotaram as dicas? Agora é só colocar em prática todos os aprendizados dessa live e precificar de maneira correta as suítes do seu motel.
Gostou do conteúdo? Se inscreva no canal e ative as notificações para estar sempre por dentro das novidades. Confira este outro vídeo que poderá te ajudar:
Gestão e Tecnologia de Motel – Tendências tecnológicas que impactarão o setor nos próximos anos
https://www.youtube.com/watch?v=jQ2k0vAkcCw
, NULL