Gestão de Motel – Motelaria na Pandemia. Seguir investindo ou fazer caixa?

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Moteleiro! Hoje é dia de falar sobre mudanças… e um grande dilema: a motelaria na pandemia. Seguir investindo ou fazer caixa? Siga as dicas do Roberto para saber tudo sobre esta importante questão e entender porque alguns motéis continuam evoluindo, mesmo em meio às dificuldades da pandemia.

Reserva: Como está sua reserva de caixa? Faça um bom dever de casa e controle suas despesas fortemente. Aumente seu faturamento para que seu lucro seja legal e você possa seguir melhorando suas opções de oferta aos seus clientes.

Queda de faturamento: analise seu motel e entenda seu público, seu mapa de calor e rotatividade, para descobrir onde estão seus problemas e a explicação para a queda de faturamento. Você está investindo corretamente em marketing, para chegar na mão do seu cliente? O marketing é peça fundamental de atração e retenção de clientes. Investir em marketing é necessário!

Preços: faça o reajuste de preços ao menos 1 ou 2 vezes ao ano. É imprescindível reajustar suas condições financeiras e repassar ao seu cliente, para o sucesso da sua operação. E não repasse estes custos de uma só vez, pois isso não é bem visto pelos clientes.

Pense em ações: Promova seu motel e crie promoções. Verifique os períodos ociosos ou com volumes concentrados de locações em seu motel, para equilibrar sua rotatividade e não sobrecarregar sua equipe. Assim, jogando o movimento para horários específicos, não haverá necessidade de contratar mais pessoas e você conseguirá um melhor equilíbrio das contas do seu motel. E lembre-se: tudo começa na análise correta e assertiva do seu negócio.

Taxa de lucratividade: em média, a taxa de lucratividade dos motéis gira entre 20 a 30% do faturamento, dependendo das ações de controle de despesas e do equilíbrio correto das despesas x faturamento, mantendo a margem de lucro.

Investimento ou reserva? Os dois! Tenha uma boa reserva de caixa, mas não deixe de investir. Mesmo quando acontecem problemas, como os da pandemia, você deve continuar investindo. Quem para de investir, começa a se defasar e ficar pra trás! Tome cuidado: seu cliente muda. E muda muito! Se ele perceber que seu motel não tem novidades ou qualidades, ele irá buscar outro motel!

Marketing: Enquanto alguns motéis reduziram o investimento em marketing durante a pandemia, outros aceleraram os investimentos e campanhas com agências de qualidade, para ganhar e atrair novos clientes. Lembre-se: quem é visto, sempre é lembrado!

E em meio a pandemia, muitos casais acabam procurando um escape ou saída para fugir da quarentena e dos problemas em casa. Preste atenção nesta questão! Ofereça opções para encantar este tipo de público com uma suíte limpa, uma hidromassagem bacana e com diferenciais interessantes para estes clientes especiais! Sem esquecer de explorar também a questão da limpeza do seu motel nas campanhas de marketing. Tudo isso são fatores de confiança em seu negócio, para continuar mantendo e fidelizando seus clientes.

Controle financeiro: não misture a pessoa física com a jurídica. Isto é uma falha grave que muitos empresários cometem! Não use o dinheiro do motel para gerir sua vida! Isto pode causar um grande rombo contábil em seu negócio e seu motel não dará conta de sustentar sua operação. Dica: estipule um salário para sua retirada mensal, para pagar suas despesas e não sobrecarregar as contas do seu motel, garantindo a saúde financeira do seu empreendimento.

Evolua! Fuja do amadorismo. Não tenha mais contato com o cliente. Invista em automação, autoatendimento e crie uma compreensão da qualidade do seu motel. Isto ajuda na comunicação com seu cliente! Mostre estes processos em suas campanhas de marketing e tenha sempre cuidado no quesito limpeza. Alguns motéis, em meio à pandemia, adquiriram até máquinas de ozônio para garantir a limpeza e segurança das suítes. Siga adequadamente os manuais e protocolos recomendados.

A nova motelaria: os motéis que estão se destacando e fazendo o dever de casa representam a nova motelaria, garantindo um serviço de qualidade aos seus clientes. Que tipo de motel você quer ser? Qualificado, funcional, com bom retorno e investimentos devidos? Ou um motel que trabalha no vermelho, sem controle e investimento?

Lembre-se: há motéis para todos os públicos. E para cada público, deve ser feito um bom trabalho. Todos gostam de limpeza, de um bom atendimento e qualidade na prestação de serviço. Cliente satisfeito? Bem-vindo à nova motelaria! Ela é para todos os motéis.

Controle de estoque: não compre mais do que vende. Isso irá estourar seu faturamento e não fará o retorno esperado! Faça o dever de casa também no controle de estoque. Sua equipe está preparando tudo adequadamente? Sem desperdício? Há mercadorias sumindo do seu estoque? Faça o controle de estoque ao menos duas vezes ao mês para analisar seus resultados!

Delegue: Tudo o que você sabe fazer bem, você pode delegar! Invista em automação, sistema e análise. Seu software deve te ajudar na análise adequada do seu motel.

Papel e caneta: Fuja do controle em papel e caneta, sem sistema qualificado. Um software básico também é praticamente o mesmo que ter papel e caneta, pois você não tem informações adequadas de análise. E aqui começa o desafio de como e onde investir em seu motel e gerar caixa!

Desfoque: não deixe seu cliente entediado mostrando sempre a mesma coisa em suas redes sociais, repetindo constantemente fotos de pratos, drinques ou suítes em seu negócio. Isso é cansativo! Mostre suas possibilidades e diferenciais, mas também foque na experiencia que o casal pode ter dentro de uma suíte do seu motel, independente da qualificação do seu motel. O que ele irá encontrar? Quais experiências ele poderá vivenciar?

Mudar de nome? Sim, às vezes vale a pena mudar o nome do seu motel para criar novas expectativas e mostrar para seu cliente que você tem novidades. O cliente sempre pesquisa e faz a avaliação no Google, Facebook e afins. Mas lembre-se: mudou o nome, mudou tudo pois você mudará toda a forma de atuar com seu cliente.

Então, moteleiro: percebeu que, mesmo em meio à pandemia, é possível sim investir e fazer seu negócio crescer com equilíbrio e segurança? Não tenha medo de investir! Se o seu motel tem uma boa rentabilidade, invista em seu negócio! Melhore gradativamente e seja o melhor em seu segmento. Mantenha sempre a qualidade no serviço, deixe sua zona de conforto e tenha bons resultados nesta época difícil e desafiadora, e saia bem de tudo isso quando a situação normalizar. Faça o dever de casa e ganhe como recompensa o sucesso da sua operação e os aplausos dos seus clientes!

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