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Olá Moteleiros e Moteleiras! Nesta live especial, Roberto Bacca responde perguntas sobre aquilo que mais gostamos de falar: gestão de motel! Confira:
- Quais as melhores formas de padronizar a operação de um motel?
O dia a dia do moteleiro é corrido. Por isso, se você sabe fazer bem feito, delegue, contrate alguém para cobrar resultado. E para os demais processos operacionais de cobrança e afins, automatize! Crie também manuais de recepção, camareira, recepção, cozinha e manual com todas as regras do motel.
Tire um tempo para conhecer outros motéis e operações, para melhorar ainda mais seu negócio. Padronize a operação do seu motel: comece criando o manual pela equipe mais problemática com o POP (Procedimento Operacional Padrão). Criando um manual por mês, logo você terá todo o seu motel com operações padronizadas e organizadas nos POPs.
Cobre, fiscalize e melhore a operação: coloque sua energia onde é realmente necessário (jardinagem, marketing, investimentos, etc.).
- Queda no consumo / Produtos: o que fazer?
Faça uma análise constante, esteja atento aos produtos sazonais e atualizado com as novidades do mercado. Coloque produtos que vendam e faça o giro adequado dos produtos em seu motel! Um bom sistema para analisar e entender as métricas a cada 3 ou 4 meses é importante em seu negócio.
Produtos que vendam 2, 3 ou 4 unidades mês não são boas opções. Prejuízo certo no seu PDV (Ponto de Venda). Coloque produtos com maior rotatividade. Valorize seu PDV para melhorar as vendas na suíte do seu motel.
Avalie e controle seus estoques: contagem de estoque deve ser feita ao menos 2 vezes ao mês! Avalie se as mercadorias estão realmente vendendo ou se estão sumindo do seu estoque.
O cliente está disposto a pagar por seus produtos na sua suíte? Não explore seu cliente com o preço que você quer. Coloque um preço justo, que dê lucro, mas que venda e seja adequado ao seu motel. Estoque parado é prejuízo!
- Como explorar da melhor forma o quesito experiência em seu motel?
Faça uma boa publicidade e fuja do vulgarismo.
Tenha um lema para seu motel: divulgue o marketing com boas fotos da fachada, cozinha, suítes, das promoções, mas atente principalmente em focar na experiência proporcionada por seu motel com momentos de alegria, interação e felicidade aos seus convidados (fotos reais, não de banco de dados! Não queime a largada vendendo ilusões).
Contrate um barman para drinks exclusivos, crie promoções e combos de bebidas, agregue novas experiências para bons resultados nas mídias sociais.
- Quais os melhores canais para fazer marketing para motel?
Os mais utilizados são Instagram, Facebook e Google Ads. Lembre-se também do Twitter, uma rede social esquecida, mas ainda muito utilizada pelo público!
O Linkedin deve ser mais explorado, pois assim pode direcionar seu motel para pessoas bem posicionadas e criteriosas.
O Waze é outra ferramenta interessante e pouco explorada para divulgar seu motel, dentro de um raio de ação. Os resultados serão mais imediatos com o Waze. Apareça, venda e mostre seu motel nestas mídias. Quanto mais você aparecer, melhor!
Dica: uma ferramenta interessante para monitoramento, gestão e divulgação das suas redes sociais é o Mlabs. E o Mlabs não é uma ferramenta cara. Converse com sua agência para utilizar esta plataforma e fazer postagens mais interativas em todas as redes.
Outro lembrete: o melhor impulsionamento de mídia é feito dentro do gerenciador de anúncios do Facebook.
- Que tipo de promoções você sugere para ao carnaval?
Suítes temáticas ou decoradas com perfil carnavalesco;
Aumento do tempo de permanência;
Criar combos ou fantasias na suíte;
Criar pratos diferenciados em sua cozinha, mais leves ou decorados;
All inclusive: pacote com jantar, pernoite e café da manhã, fantasias, tudo incluso.
Tente e explore isso tudo em suas redes sociais. E… muito cuidado com as aglomerações nas suítes do seu motel!
- Qual o momento certo para ajustar os valores da suíte?
Não tenha receio de reajustar preços. A conta não fecha com preços desatualizados. Tudo sobe e os reajustes TÊM que acontecer!
E qual o momento certo para isso? Quando acontecer uma reforma em seu motel, a nova suíte já entra em um valor mais elevado. Terminou as reformas? Suba o preço! O cliente não se importará de pagar por um produto ou equipamento melhor na suíte do seu motel.
Analise também as convenções de sindicato regionais e os aumentos de salário do seu elenco. Se você não reajustar preços, logo não conseguirá nem pagar a mão de obra em seu negócio. Equipare os preços com a realidade dos seus funcionários!
Atenção para os meses de baixa e os meses de alta procura de seu motel, e repense a tabela de preços do seu negócio aproveitando os momentos de mais procura. Avalie os períodos com base nas festas e eventos de sua região! Mais procura, preço maior e resultado melhor. Baixa temporada, reduza o preço.
- Qual é a métrica mais importante de análise de motel que o Infomotel traz e que outras ferramentas também deveriam trazer?
Comece pelo RevPAR (Indicador de rentabilidade por suíte baseado no período);
O sistema deve poder ir da análise Macro (Faturamento, ticket médio, ocupação, consumo) para o Micro (Suíte individual: quando cada uma faturou, consumo e ticket médio, descontos ou acréscimos, taxa de ocupação e RevPAR), passando pela intermediária (categoria, taxa de ocupação, faturamento, ticket médio da categoria, RevPAR da categoria e quanto cada categoria representa do faturamento).
Outro indicador importante do sistema é o mapa de calor. Quais horários estão mais cheios e ociosos? Criar promoções para equilibrar os horários e rotatividade.
Tenha um sistema personalizado que atenda adequadamente suas necessidades, analise a permanência dos clientes em seu motel.
Algumas plataformas também ajudam a melhorar a rotatividade de pernoites em seu motel: Google, Facebook, etc.
Outra métrica importante a se analisar é o resultado da cozinha: Calculando:
Quanto seu motel vende de cozinha dividido pelo valor vendido de mercadorias totais do motel? Quanto este valor representa em seu faturamento? Este é o principal ponto: analisar os resultados e onde pode melhorar.
Não faça à mão! Tenha automação, padronização e dinâmica de controle de métricas dos resultados. Seu tempo é o item mais caro e valioso em seu motel!
- Manual de processos é padrão ou cada motel faz o seu?
Existem padrões, mas geralmente cada motel faz o seu, dentro das suas necessidades específicas. Tudo que tiver no manual será melhor cobrado e fiscalizado, aumentando a eficácia, rendimento e produtividade de sua equipe! E não esqueça de treinar sua equipe, readequar e reciclar seus manuais a cada ano!
Moteleiro: seguindo com atenção estas dicas especiais do Roberto, o sucesso do seu negócio e da sua operação será garantido.
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- Como fazer um controle gerencial eficiente do faturamento do seu motel.
https://www.youtube.com/watch?v=DZQX8HeGPjw
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