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Fala, Moteleiros! Quer investir na automação do seu motel mas não sabe por onde começar? Nesta live, Roberto Bacca, especialista em gestão de motéis, traz um convidado especial: Sidnei dos Santos, Gerente da unidade 03 e CTO da Rede Luv Motéis, para falar sobre a importância de investir na automação, que ajuda a controlar toda a operação do seu negócio com segurança e tranquilidade. Fique ligado nas dicas a seguir:
- Autonomia: A motelaria precisa ser mais autônoma e o gestor precisa ficar mais à frente das decisões, sem tanta preocupação com os processos do motel. Por isso, a automação (mais simples ou avançada) agrega bons resultados ao seu negócio trazendo ganho de tempo e segurança.
- Por que investir em automação?: Motel não é ONG e precisa de resultado. Sem automação e controle, não tem como oferecer qualidade para seu show.
- Das pequenas coisas: use das pequenas tecnologias para melhorar a usabilidade do convidado:
Automações externas:
– Touch na entrada e saída, na tela de autoatendimento;
– Som ambiente na entrada do motel (Jeito Disney de Encantar);
– Automação no portão automático (entrada, saída e garagem);
– Escolher o som na garagem e no palco, bem como as luzes para o cenário.
– Atendimento completo pelo touch na saída: cartão, dinheiro, etc.).
Automações internas:
– Impressora, copa, cozinha, lança pedido, visores, pagers para direcionar as camareiras e liberar as suítes.
- Segurança: a automação traz segurança para seu motel. Corte de energia das lâmpadas; chaveiro na porta para energizar o quarto; sistema seguro, sem travamento; sistema de fidelidade evoluído, sem fraude;
- Deu problema? Consulte o sistema antes de resolver qualquer problema! Ele deve auxiliar sua tomada de decisões e suas ações.
- Avaliação de relatórios: De 6 em 6 meses, ou ao menos anualmente, avaliar com atenção os relatórios e números do sistema para definição de tarifas e ações. O preço do seu show é definido pela análise atenciosa destes números!
- Pontos analisados para automação do motel: Primeiramente, controlar os portões de entrada e saída do motel com automatização, que traz segurança e gera auditoria automática;
- Inovação sempre: o show precisa de novidades constantes para despertar o desejo do convidado de se encantar e retornar ao seu cenário.
- Preço: o cliente não dá bola para a duração do período em seu motel, mas sim para o preço da hora. Coloque um preço competitivo para sua hora, mas faça o cliente se encantar com a experiência e permanecer em seu show.
- Programa de fidelidade: leitor de código de barras com cartão, que fica do lado de fora do motel. O cartão fica na recepção bloqueado, o convidado o solicita e faz o desbloqueio, sem fraudes. A garantia de toda a operação fica a cargo do software, e não do gestor.
- Autoatendimento de entrada: Sim, tenha! Com a cara do seu motel. Padronizado e personalizado, dando agilidade e segurança na operação.
- Taxa de interação no check-in: intuitivo, com menos de 1%.
- Destaque seu melhor: dar destaque à sua melhor suíte e trabalhar com o subconsciente do cliente, ao posicionar seu sistema de autoatendimento. Suíte básica em preto e branco, suíte principal colorida e destacada.
- Autoatendimento da saída: melhor resultado é a redução no tempo de saída. Pagar e sair sem demora, com rapidez.
- Cartão na gaveta: não tirar o cartão de pagamento da visão do cliente, para dar credibilidade na ação. A automação facilita e simplifica este processo!
- Avaliação do motel: no autoatendimento, a maioria dos clientes não avaliam. Se o convidado apertou o botão da pesquisa, algo realmente aconteceu. Preste atenção a estes resultados, de elogios ou insatisfações!
- Receita de sucesso: ter um sistema especialista focado em motel e uma automação que dê garantia para a operação. Automação não é despesa, é um aliado do seu negócio!
Dicas do Luv Motel, dentro do Padrão Disney de encantar:
- Suíte: o palco onde acontece o show, que é feito para o cliente.
- Apresentação: sem mágica – com treinamento tudo acontece. Encantamento e cuidados na apresentação de cada suíte, trazendo a equipe para perto com um bom ambiente de trabalho.
- Bastidores: os bastidores do show devem estar bons, para acontecer o bom show no palco (boas condições de trabalho para a equipe).
- Café com a equipe: integração do elenco do show, que precisa saber dos números e resultados. O show precisa de todos para acontecer.
- Como foi seu dia? Pesquisa diária de clima/elenco: pergunta diária, de forma eletrônica, aos colaboradores sobre a qualidade do seu dia de trabalho, quando o colaborador for registrar sua saída. E o gráfico da pesquisa de elenco é divulgado mês a mês, apresentando os resultados. Também oferecer uma caixa de sugestões com bloquinho e caneta, para críticas e sugestões de seus colaboradores, que são seus soldados de frente na operação de seu motel.
- Escute seu colaborador: Entre algumas das sugestões recebidas nestas caixas, feitas pelos colaboradores, apareceram balança no camarim e no palco, novos produtos de sex shop, bebidas e cervejas sem álcool (tendência de consumo para quem dirige).
- Feedback: dar resposta as sugestões do seu elenco. Porque foi feito, porque não foi e se será aproveitada a sugestão.
- Bom atendimento: Cobrar dos seus colaboradores um bom atendimento, com algumas regras: passar relatório de 15 em 15 dias, com pontos positivos, negativos, inovadores e decepcionantes de outros motéis. Nunca achar que tudo está sempre perfeito. O que podemos melhorar?
E é isso, moteleiros! Seguindo as dicas do Roberto e do Sidnei sobre automação, seu motel estará preparado para trazer bons resultados com segurança e eficiência.
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- Como Organizar o fluxo financeiro
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- A magia do controle dos processos do seu Motel
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