Gestão de Motel – Resolvendo os problemas do seu motel.

NULL,

Olá, Moteleiros! Nesta live especial, Roberto Bacca e Vinícius Roveda, CEO da Zeax, conversam sobre a nova motelaria e fazem uma consultoria compartilhada ao vivo sobre os grandes problemas da motelaria. Caneta e papel na mão…

Parte 1:

  • Prepare-se! Os motéis que se prepararam e mudaram sua forma de comunicação, aumentaram seu faturamento durante a pandemia. Dica: nunca se esqueça das necessidades básicas do seu motel – atendimento adequado, boa estrutura, limpeza.
  • Capacitação: Busque conhecimento e esteja capacitado. É fundamental saber onde e o que investir em seu motel. Em épocas de crescimento, não se empolgue demais e tome decisões erradas, causando prejuízos ao seu negócio. Tome sempre decisões com conhecimento e capacitação.
  • Tempos desafiadores: A pandemia veio para tirar os moteleiros da zona de conforto. Saia da sua zona de conforto e faça seu empreendimento evoluir, organizando seu negócio desde a base.
  • Ciclo de vida: O futuro dos motéis parte da ideia de oferecer qualidade de vida aos casais. Abrangendo diversas fases da vida dos clientes, o motel pode oferecer experiências diferenciadas, acompanhando este ciclo desde sua juventude, depois como casal, ou mesmo na terceira idade.
  • Garanta seus clientes desde a base! Se seu cliente enxergar seu motel como qualidade de vida, como mini resorts urbanos, ainda na juventude, você terá clientes garantidos e um futuro promissor na motelaria. Aumente a fidelização do seu motel com as novas gerações, através de comunicação adequada.
  • A nova motelaria é o novo normal: Não tenha medo de evoluir, investindo adequadamente em capacitação, sistema, consultoria e treinamento. Quem permanecer na velha motelaria será extinto do mercado.
  • Invista em um bom sistema! Tome as decisões corretas, analisando adequadamente os números de um sistema especializado que possa dar confiança em sua operação. Dica: cuidado com os softwares desatualizados. Eles podem atrapalhar seu negócio com uma análise de dados inadequada.
  • Tempo é dinheiro! Fuja da velha motelaria e do tempo desperdiçado. Não se perca em análise de dados feitos em caneta e papel. Tenha padronização e organização em seu negócio, com controles e métodos para acompanhar o desempenho da sua equipe. Seja o capitão do seu navio e o direcione com sabedoria!
  • Consultoria especializada: A ideia base da consultoria é orientar o moteleiro a gerir seu negócio, ensinando a “pescar seu peixe”, fiscalizando e acompanhando todos os processos do seu motel.
  • Fechamento de mês: Tenha por hábito analisar sempre criticamente os números de relatórios de fechamento de mês, todo início de mês. Dica: faça comparativos entre meses e períodos anteriores com análise crítica.
  • Reforma: Não faça o motel para si mesmo! A reforma da sua suíte ou do seu motel não é para você, é para seu cliente. Faça reformas relevantes, que agreguem valor. Pesquise e pergunte aos seus clientes o que eles desejam.
  • Conceito de sucesso: Um conceito de sucesso em motel pode não ser garantia de sucesso em sua região. Faça um estudo de viabilidade adequado e tenha conhecimento do que está fazendo! O conhecimento em motelaria é muito acessível hoje em dia. Aproveite!
  • Dica do Bacca: Use as redes sociais. Faça enquetes sobre projetos, ideias de suítes e teste opções entre seus clientes! E… antes de qualquer reforma em suas suítes, analise com atenção o RevPAR.
  • Atenção com seu público: além dos casais com relacionamento estável, a base do marketing da nova motelaria, você deve ter atenção também outros públicos e interesses, como os relacionamentos extraconjugais. Solteiro, namorado ou casado, pesquise e descubra seu público!

Parte 2:

  • Mostre seu diferencial: O motel deve mostrar seu diferencial em sua experiência, junto aos seus clientes. Dica: focar a divulgação no público feminino também pode ser uma boa opção, pois as mulheres muitas vezes acabam decidindo pela escolha do motel. Mas o mais acertado sempre é focar na questão da experiência do casal.
  • Preço X valor: Preço é o que você cobra, valor é o que você entrega. Lembre-se disso em seu negócio! Fuja da guerra de preços e foque na geração de valor!

Dica: preços muito baixos podem se tornar irrelevantes na escolha final do cliente. Aquele que entregar mais valor vai conquistar o cliente!

  • Ciclo vicioso: Reforme seu motel, modernize e agregue valor à sua empresa. Preços muitos baixos podem trazer um ciclo vicioso para seu negócio, e pode levá-lo ao fechamento e saída do mercado.
  • Concorrência real: o maior concorrente do seu motel não são os outros motéis, e sim a casa dos clientes! Crie experiências de cinema, com conforto, experiências podem trazer novas opções para agregar valor junto aos seus clientes.
  • Pesquise motéis fora de sua cidade: Conheça mais motéis em grandes centros que são referência para ter inspirações e novas ideias.
  • Objetivos: Seja líder! Entre seus objetivos de mercado, uma boa opção é trazer os clientes que cansaram da velha motelaria para seu motel. Boas suítes, boa gastronomia, podem trazer ótimos resultados e tornar seu motel um destaque do segmento!
  • Não foque só na sua cidade: Alguns motéis podem atuar também nas cidades próximas redondezas, dependendo do seu raio de atuação. Aproveite estas opções para conquistar novos públicos.
  • Liderança: o líder de mercado é quem determina o preço. Movimente sua região, atenda um bom volume de clientes e seja líder com sucesso em sua operação! E antes de aumentar seus preços, preste atenção nos relatórios e na ocupação do seu motel.
  • Arrendar seu motel? Se não há recursos para investir, não venda seu motel. Arrendar pode ser uma boa solução nestes casos! Dica: preste atenção especial ao contrato de arrendamento, tendo boas garantias de cuidado e administração do seu motel, pois o negócio deve ser bom para ambas as partes.
  • Não faça tudo sozinho! Todo empresário depende de pessoas para operar seu negócio. Portanto, onere sua equipe com resultados para ter sucesso em sua operação.

Moteleiro! Percebeu o real valor de sair da sua zona de conforto e evoluir com sabedoria? Mesmo em tempos difíceis, é fundamental saber direcionar seu negócio investindo adequadamente e valorizando quem pode agregar resultado ao seu motel. Seguindo estas dicas, seja bem-vindo à nova motelaria!

Gostou do conteúdo? Se inscreva no canal e ative as notificações para estar sempre por dentro das novidades. Confira este outro vídeo que poderá te ajudar:  

Gestão de Motel – Como fazer um controle gerencial eficiente do faturamento do seu motel.

https://www.youtube.com/watch?v=DZQX8HeGPjw&t=4s

, NULL

olá! preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no whatsapp