Gestão de Motel – Como ter uma gestão de pessoas eficiente no seu motel.

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Olá, moteleiros! A Gestão de Pessoas é um desafio para qualquer empresa, mas especialmente no ramo de motéis, precisamos estar ainda mais atentos. Nesta live, Roberto Bacca pontua dicas importantes para quem quer gerir seu pessoal de maneira cada vez mais assertivas.

  • De nada adianta você investir forte em mídias, reformas, atualizações, se o seu pessoal não está capacitado e pronto para executar os processos de forma efetiva. Quando a equipe não está bem alinhada, todo investimento acaba sendo dinheiro jogado fora.
  • Faça murais de atividades para que os serviços sejam distribuídos de forma justa e todos os colaboradores possam passar por diversas atividades, o que também facilita para que o mesmo funcionário não faça sempre a mesma função na mesma suíte, por exemplo.
  • Faça revisões de turno: a cada novo turno, fazer uma passagem com um checklist. Está tudo certo para que a operação continue nesse novo turno, como por exemplo: limpeza, tags, frigobar abastecido, entre outros. Dessa forma, o colaborador sabe de suas responsabilidades. Lembre-se: é melhor você encontrar um erro na suíte do que o seu cliente o encontrar.
  • Ofereça seu tempo: é VOCÊ, dono ou gestor, quem precisa mostrar os processos e dizer o que você espera das suas equipes. Quando você mostra o quanto aquilo é importante para você, o funcionário também entende o por quê. Acompanhe de perto os processos.
  • As equipes precisam conversar entre si, o que chamamos de comunicação interna. As camareiras precisam avisar à manutenção se algo na suíte não funciona, por exemplo. A recepção precisa estar atenta se o portão abre e fecha no tempo correto, se a jardinagem está ok, entre outros. Afinal, se o cliente percebe que você cuida bem da parte externa, ele vai com certeza saber que a parte interna também está a contento.
  • Seu motel tem que ter um código de conduta para os colaboradores. Isso é inclusive uma questão jurídica. Ele sabendo o que pode e o que não pode, facilita o seu trabalho em cobrar a postura de cada um.
  • Dê condições dignas de trabalho à sua equipe. Um bom ambiente, limpo, organizado e com bom clima organizacional. Um bom exemplo: mantenha banheiros bons, EPI’s de acordo com a Lei, ofereça um espaço adequado para que eles tragam suas refeições, instalações boas e principalmente: os produtos necessários para que eles realizem o trabalho de forma eficiente.
  • Você trabalha com pessoas. Não há como trabalhar sem GENTE. Valorize e analise sua equipe. É você, gestor, quem conduz essas pessoas.
  • Contrate devagar e demita rápido. É muito importante poder analisar e entrevistar as pessoas para que sua contratação seja certeira. Geralmente as pessoas demoram em média 30 dias para oferecerem o resultado esperado. Dê feedbacks e diga o que espera do seu colaborador. Agora, se ele está te dando dor de cabeça, não o mantenha no seu quadro organizacional.
  • Senso de dono: é quando sua equipe dá o máximo de si mesmo você não estando lá. É fazer com que as pessoas sejam parte do seu empreendimento. Ninguém quer uma empresa que dê prejuízo, e manter pessoas que querem permanecer ali é um dever do gestor.
  • Uma boa pedida é fazer manual de processos de forma diária, semanal, quinzenal, mensal, etc. Dessa forma, fica muito mais fácil padronizar e ter controle das operações que acontecem no seu motel. Isso facilitará muito na hora de conferir erros e acertos e dividi-los com sua equipe.
  • Apresente faturamento do seu motel, mas também apresente todos os gastos. Humanize esses números e demonstre as fragilidades e as forças. Isso inclusive vai te ajudar a explicar porque você não pode aumentar o salário deles mesmos, por exemplo. Com esse senso de dono, eles não farão desperdício de energia elétrica, produtos, entre outros. Sua equipe faz parte do seu sucesso.
  • Ofereça bonificações por desempenho: prêmios para quem não falta, para quem se esforça, pra quem dá boas ideias.
  • Faça treinamentos de atualização e reciclagem. Você pode até usar as lives aqui do canal para poder treinar a sua equipe, pedindo um relatório ou um resumo após. É grátis! Você também precisa assistir para poder cobrar resultados, ok?

E aí, moteleiros? Estão cuidando bem da sua equipe e fazendo com que tudo funcione como uma orquestra bem regida? Não tem segredo: basta seguir as dicas, melhorar os seus processos e seguir com sucesso no mundo da nova motelaria.

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Gestão de Motel – A Magia do Elenco do seu Motel

https://youtu.be/WcQUAqjyo3o

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