Como reduzir despesas no motel: aquecimento de água.

Moteleiros e Moteleiras! Nesta live especial, Roberto Bacca conversa com o convidado Christian Toledo Germano, Representante Técnico Comercial da Fasterm, sobre um tema muito interessante: como reduzir despesas no motel, ou melhor, no aquecimento em seu Motel. Caneta e papel na mão, anote tudo para evoluir e economizar em seu negócio!

Maiores vilões do motel

Antes de tudo, é importante saber que os dois maiores vilões das despesas no motel são o ar-condicionado e aquecimento interno que, quando baseado somente no gás, pode consumir boa parte dos recursos do seu negócio. Existem diversas matrizes energéticas utilizadas para o aquecimento da água em seu motel. Para economizar nestas despesas, a bomba de calor surge como uma boa alternativa para gerar economia de despesas no motel.

Um grande problema dos motéis é certamente a falta de água quente. Se ela falta, o cliente muitas vezes acaba indo embora. Atualmente, o sistema mais utilizado para aquecimento interno na motelaria é a caldeira a gás. Segundo Christian Toledo Germano, cerca de 75% dos motéis utilizam hoje este sistema, que gera um grande custo operacional para o moteleiro devido ao alto preço do gás. 

Assim, o contato com um especialista pode trazer um melhor entendimento sobre as opções de aquecimento e matrizes energéticas em seu motel, gerenciando todas as opções da forma mais equilibrada.

Retrofit

Em seguida, uma opção interessante e mais econômica para atualizar o sistema de aquecimento é fazer o retrofit da sua caldeira tradicional, trocando o queimador atmosférico pelo queimador de passagem. Assim, você não perde sua caldeira: ela se torna um backup do seu sistema. Avalie com o especialista as opções para utilizar sistemas que já existem, como o gás e a lenha, aliados às novas opções de energia em seu negócio. 

Energia solar

Em terceiro lugar, quando você utiliza a opção de energia solar, a conta da sua geração de energia fica linda! Mas… a eficiência da placa de aquecimento tem eficiência muito reduzida com esta opção. Uma boa opção é utilizar a energia solar para iluminação interna e ar-condicionado, ao invés do aquecimento. Assim, a trocadora de calor colocada em série com outro trocador, acaba sendo a melhor e mais eficiente opção para aquecimento interno do seu negócio. Ou seja, lembre-se que existem linhas de créditos especiais para facilitar a instalação e melhoria do sistema de aquecimento de seu motel! Procure um especialista e saiba mais sobre o tema.

Trocadora de calor e sistema reserva

Finalmente, é necessário ter um sistema reserva de matriz energética ou o trocador de calor já se basta? Em uma análise realista, é interessante ter sim um ou dois sistemas de backup para sua matriz energética, em caso de necessidade. Além disso, a dica é transformar seu sistema atual em um sistema de segurança, investindo em uma matriz mais eficiente como fonte principal de aquecimento. 

Moteleiro! Analise com atenção o quão dispendiosa é a matriz energética do seu motel. Vale a pena investir em outros meios para reduzir despesas? E os custos embutidos na operação do seu aquecimento interno, como os funcionários que alimentam o forno à lenha, ou o aluguel do espaço de armazenagem para a lenha? É importante também, usar um sistema de gestão para moteis.

Consulte um especialista para ter melhores resultados nestas questões. Muito além de vender uma solução, o especialista poderá entender o funcionamento e as necessidades do seu motel, oferecendo uma solução mais adequada para suas demandas em sua região. Assim, além de ganhar um selo verde de eficiência energética, você poderá atrair novos clientes e aliar economia e crescimento em seu negócio, além de estar por dentro das melhores tendências da nova motelaria!

Agora é com você…

Entre em contato com um dos nossos especialistas e agende uma demonstração do infomote.

Gestão e Tecnologia para motel – Evolução e Implantação do InfoMotel na Prática.

 

olá! preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no whatsapp