5 dicas para melhorar o atendimento do seu motel

5 dicas para o atendimento do seu motel

Hoje em dia conquistar um bom atendimento tornou-se um grande desafio para qualquer proprietário ou gestor de motel. Possuir um serviço de excelência é imprescindível para fidelizar os clientes e garantir que o seu motel se destaque em relação aos concorrentes.

São as pessoas que trabalham na Recepção do motel que encantam os clientes e fazem que eles retornem. Se você investir nesse setor com certeza haverá um aumento no seu faturamento mensal. Lembre-se: um cliente insatisfeito fala para mais de 10 pessoas, já um cliente satisfeito fala somente para 2 ou 3 pessoas no máximo.

Por conta disso, elaborei uma lista de dicas para ajudar você a aperfeiçoar o atendimento do seu motel.

1. Mantenha um padrão de atendimento no motel

Primeiramente, deve ser implantado um padrão de atendimento, ou seja, o cliente deve ser atendido da mesma maneira em qualquer horário em que ele frequentar o motel. Para que isso aconteça, é importantíssimo realizar um bom treinamento com os funcionários que trabalham na Recepção do motel.

Um atendimento de excelência exige, principalmente, respeito, educação e carinho com os seus clientes. São as pessoas que trabalham na Recepção do motel que irão encantá-los e garantir que eles voltem. A Recepção deve ser vista como um ponto chave dentro do seu motel, pois este setor será o único com o qual o seu cliente terá contato e um bom atendimento lhe trará retorno garantido.

 

2. Invista na automatização do atendimento em alguns setores

Logo acima citei a importância de investir nas pessoas, porém, a automatização é muito importante também nesse contexto. Existem alguns setores dentro do motel nos quais a intervenção humana não é necessária e onde é preciso possuir um bom sistema de autoatendimento. Por exemplo, quando o cliente está entrando no motel e deseja sigilo e tranquilidade para escolher uma suíte.

 

3. Possua um bom atendimento por telefone

Apesar de, hoje em dia, a maioria das pessoas buscarem informações na internet, existe um percentual que ainda utiliza o telefone. Para que esse tipo de atendimento traga resultados positivos para o seu motel é importante estabelecer um padrão nele também.

Ao atender um telefonema, você deve sempre utilizar um cumprimento, informar o nome do motel e o nome do atendente. A pessoa deve ser atendida prontamente e encontrar respostas para as informações que está buscando. Geralmente, o cliente que utiliza o telefone como forma de comunicação busca apenas duas informações: tipos de quartos e preços, além de possíveis reclamações.

No caso de reclamações, o colaborador precisa ser treinado para manter a calma e encontrar uma solução o mais breve possível. Portanto, é indispensável que a Recepção tenha um atendimento padrão de excelência e cultive o respeito, a educação e o carinho com os clientes.

 

4. Realize a assistência aos clientes via Whatsapp

Muitas vezes é mais fácil e ágil para um cliente enviar uma mensagem com uma dúvida do que fazer uma chamada via telefone ou até mesmo enviar um e-mail. O Whatsapp funciona como uma espécie de chat online direto, estreitando os laços entre o motel e o cliente e tornando-se uma excelente forma de atendimento.

Portanto, se você é proprietário ou gestor de motel e ignora o Whatsapp, saiba que você pode perder boas oportunidades de aumentar o seu faturamento. Esteja na palma da mão do seu cliente e você notará um crescimento nos seus ganhos financeiros.

Nesse sentido, capacitar as pessoas que responderão as mensagens dos clientes é primordial. A resposta deve ser muito mais rápida, pois quem utiliza esse aplicativo espera um retorno o mais breve possível.

Uma forma de facilitar e monitorar o que é respondido aos seus clientes é utilizar um computador conectado ao Whatsapp. Através do Whatsapp Web, além de respondê-los com mais facilidade, você pode enviar fotos diretamente do seu computador e também repassar informações que você não possui no celular.

 

5. Utilize diferentes canais de comunicação na internet

O e-mail é uma das formas de o cliente obter informações sobre o seu motel. Para responder um e-mail, comece cumprimentando a pessoa e chamando-a pelo nome, em seguida agradeça pelo contato, transmita as informações solicitadas e finalize agradecendo mais uma vez pelo contato e colocando-se à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.  

Outro modo de manter um bom relacionamento com o seu cliente por meio desse canal de comunicação é criar campanhas de e-mail marketing com promoções, novidades e as opções de gastronomia do motel, entre outros itens que possam aumentar o faturamento do seu negócio.

O Facebook também é uma boa opção para dar suporte aos clientes. Lembre-se de conversar sempre por inbox. Desta maneira, a conversa fica mais segura e o seu cliente se sente mais à vontade para fazer as perguntas necessárias. A exemplo do e-mail e do atendimento presencial também deve-se utilizar algumas palavras mágicas como “por favor”, “por gentileza”, “muito obrigado”, entre outras.

É através de um bom atendimento que você pode encantar as pessoas e criar um desejo nelas de utilizarem e se tornarem clientes assíduos do seu motel. Espero que essas dicas ajudem você a conquistar esse objetivo.

 

Se você quer obter mais informações, entre em contato agora com a nossa equipe, teremos o maior prazer em informar você sobre como economizar tempo e dinheiro na gestão do seu motel.

 

Por Roberto Bacca Brunetto – Sócio proprietário da Infobac Sistemas, bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Regional de Blumenau e com experiência de mais de 10 anos em gerenciamento de motel. Ao longo desses 10 anos possui sistemas implantados em diversas partes do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*