5 dicas incríveis para impressionar o cliente do seu Motel

Dicas para impressionar o cliente do motel

Manter o seu motel em pé em dias normais é um grande desafio. A concorrência acirrada lhe obriga a trabalhar com poucos recursos, porém eficazes. Investir em alguns elementos como ter pessoas capacitadas e um sistema de gestão eficiente se torna fundamental.

Se você quer continuar a se destacar nesse ramo de negócios é imprescindível saber impressionar o seu cliente. Para te ajudar nesse desafio, nós listamos a seguir 5 dicas indispensáveis para manter a fidelidade do cliente ao seu motel.

 

1. Garanta a padronização e a excelência no atendimento do motel

A Recepção deve ser vista como o seu braço direito dentro da empresa, pois este setor será o único com o qual o seu cliente terá contato.

Deve ser implantado um padrão de atendimento, ou seja, o cliente deve ser atendido da mesma maneira em qualquer horário em que ele frequentar o motel. Para isso é importantíssimo realizar um bom treinamento com os seus funcionários.

Um atendimento de excelência exige, principalmente, respeito, educação e carinho com os clientes. São as pessoas que trabalham na Recepção do motel que irão encantá-los e garantir que eles voltem. Por esse motivo, muitos donos de motel estão investindo em treinamentos ou na implantação de um sistema de autoatendimento para que esse setor tão delicado funcione com eficiência máxima.

 

2. Elabore planilhas de controle para o trabalho de limpeza

Faça um passo-a-passo das tarefas dos colaboradores e transforme essa rotina em planilhas. Isso contribuirá para simplificar o trabalho dos funcionários e a realização dos controles e da gestão por você.

Comece pelas coisas mais simples: escala de limpeza da cozinha, escala de limpeza dos apartamentos, tempo de permanência da camareira no quarto. Entre nos quartos com a camareira e calcule o tempo que foi utilizado para a tarefa, entenda que não há mistério. Isso facilitará a criação de procedimentos e padrões que todos precisarão seguir à risca para manter a qualidade do motel.

Também é importante iniciar a limpeza de fora para dentro, pois é desde a entrada no motel que o seu cliente começa a analisar a limpeza do espaço, ou seja, se você cuida da área externa, o cliente pensa “a limpeza dos quartos deve ser impecável!”.

Para fazer essas planilhas de controle com maior agilidade é recomendável ter um sistema de gerenciamento, o investimento é baixo e o retorno é alto.

 

3. Proporcione uma localização fácil aos seus clientes

O cliente precisa lhe encontrar com muita facilidade, mesmo que o seu motel fique localizado a uma grande distância. Uma boa publicidade pode ajudar muito nesse sentido.

Divulgue o seu motel nas redes sociais e em outdoors na sua cidade e em cidades próximas para que as pessoas criem um desejo de conhecer o seu motel. Saber vender o seu produto e fazê-lo chegar até as mãos dos clientes com facilidade é o melhor caminho.

 

4. Disponibilize suítes agradáveis e aconchegantes

As suas acomodações devem ser um ambiente agradável e aconchegante. Tudo deve estar à mão do cliente e as informações (sobre como usar a hidromassagem, como ligar o televisor, o ar condicionado, a iluminação, etc.) devem ser de fácil compreensão. Isso faz com que as pessoas consigam utilizar as opções que o seu motel oferece.

E não tenha medo de inovar! Você, moteleiro, deve usar a imaginação e ousar nas decorações de suas suítes.

 

5. Ofereça um cardápio de qualidade

Pense no conceito de cardápio em um sentido mais amplo: nele entra tudo o que você vende, não só os itens de alimentos e bebidas. A sua suíte também está no cardápio!

E, atenção, baixar a qualidade dos pratos é o primeiro motivo para que o cliente procure outro motel. Por isso, procure sempre melhorar a qualidade dos seus produtos.  O seu cliente verá isso com bons olhos e saberá valorizar esse diferencial.

 

Esperamos que essas dicas te ajudem a surpreender os clientes e a impulsionar os seus negócios no setor moteleiro. E, se você ainda tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar alguma experiência conosco, deixe um comentário!

 

Por Roberto Bacca Brunetto – Sócio proprietário da Infobac Sistemas, com experiência de mais de 10 anos em gerenciamento de motel

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