5 estratégias básicas para o marketing digital do seu motel

Para você que está iniciando na era digital e não sabe como começar a fazer o marketing digital do seu motel, separei algumas estratégias básicas para obter um ótimo resultado.

A popularização da internet impactou fortemente a maneira de como as empresas fazem o marketing, principalmente pelo fato de o processo de comunicação não ser mais unilateral, como nas mídias tradicionais, mas sim um fluxo contínuo que flui para ambos os lados – Cliente – Empresa – ao mesmo tempo.

Com isso toda e qualquer empresa teve que mudar o modo de fazer o seu marketing, se atualizando nas ferramentas e buscando empresas especializadas neste setor.

Portanto, separei aqui 5 estratégias básicas para o marketing digital do seu motel, que no meu ponto de vista são indispensáveis para atingir um bom resultado e chegar à mão do seu cliente.

1 – Ter um Site:

O seu motel precisa ter um bom site que seja informativo, de fácil entendimento e muito bem apresentado. É na internet que a maioria dos clientes buscará saber como é o seu motel, principalmente por comentários, fotos e avaliações de outros clientes. Um bom site é essencial para começar a comunicação entre o seu motel e o seu cliente, hoje praticamente todas as pessoas possuem um smartphone ou tablet com acesso a internet o tempo todo.

Hoje 60% de todos os usuários da internet utilizam esses dispositivos para navegar na internet. Estar conectado é o modo que os seus atuais e futuros clientes enxergam a sua empresa, se você não estiver na internet, você não existe. É nela que o seu cliente encontrará o seu motel, onde ele verá suas fotos, avaliações de outros clientes e fará as comparações com seus concorrentes.

Você moteleiro também deve verificar como fica a visualização do seu site em dispositivos móveis. Você deve ter um site responsivo, que é quando o site automaticamente se adapta em qualquer dispositivo sejam computadores, notebooks, smartphones ou tablets. Ou um site mobile, que é um site próprio para dispositivos móveis sejam eles smartphones ou tablets, ou seja, que se adaptam a todos os dispositivos móveis independente do tamanho de tela, porém não são visualizados em computadores ou notebooks.

2 – Google Adwords:

O Google Adwords é a plataforma de publicidade do Google. Através dele anúncios são exibidos em forma de links patrocinados quando alguém realiza uma busca, seja por meio de computadores ou smartphones. Os anúncios são exibidos nos primeiros resultados da pesquisa, relacionados às palavras-chave usadas nessa busca.

Acho que falei grego agora, bem, vou explicar, o Google Adwords é uma ferramenta do Google, onde quase todas as pessoas que usam a internet utilizam este buscador para pesquisar na internet. Resumindo: é onde o seu cliente procura o seu motel.

Por exemplo: “motel em Blumenau e região”, quando um pessoa for pesquisar isso no Google e você patrocina seu site através do Google Adwords e utilizando essas palavra-chaves, o seu motel irá aparecer no topo, ficando na frente dos seus concorrentes.

Aumentando assim a possibilidade de qualquer pessoa lhe encontrar e como consequência,  acessando o seu site e multiplicando as chances do mesmo se tornar cliente do seu motel.

3 – Marketing no Facebook:

O Facebook é a rede social mais acessada no mundo! Para onde quer que você olhe tem alguém com um celular curtindo, compartilhando, postando ou cuidando da vida alheia.

Então você pensa: como aproveitar esta abrangência do Facebook para divulgar o meu motel? Bem, antes de tudo, você precisa entender as particularidades e diferenças do Facebook  em relação a outras mídias e como divulgar sua marca da maneira correta e eficaz para gerar, além de curtidas,  vendas.

Atualização frequente

Esta é uma das características principais das redes sociais. Diferente de outros canais de comunicação como site, revista, televisão e rádio que não necessariamente precisam de uma atualização frequente, o Facebook é movido por conteúdo novo.

Devido a isso você deve publicar alguma novidade pelo menos uma vez por semana. O importante é sempre postar um conteúdo interessante, divertido e de forma humana.

Incentivar comentários e responder rapidamente

Incentive seus seguidores a responder suas mensagens e deixarem comentários sobre a sua empresa ou sobre uma postagem que você fez. Publique coisas relacionadas a temas que são interessantes para eles e para você. Quando um cliente deixar um comentário responda o mais breve possível. Caso não responda, você poderá enfraquecer a vontade de seus seguidores/clientes do Facebook relacionar-se com a sua marca.

Use imagens e vídeos

Fotos e vídeos são elementos cruciais para o Facebook. Use-os com frequência para manter seus clientes atraídos e entretidos. Por exemplo:

  1. Fotos de seus quartos, com alguma descrição ou preço do mesmo;
  2. Vídeos dos seus quartos mostrando algum diferencial, por exemplo: hidromassagem, piscina, etc.;
  3. Promoções para chamar a atenção do seu cliente;
  4. Novidades do seu motel para provocar interesse e curiosidade.

Com a forma de relacionamento que o Facebook disponibiliza, você fica mais próximo do seu cliente e vice-versa. Com este recurso você deve publicar imagens/vídeos que despertem o desejo de uma experiência única para que ele venha conhecer o seu motel.

4 – Marketing no Instagram:

As pessoas usam o Instagram para se expressar, obter inspiração e realizar ações em publicações. As empresas usam o marketing no Instagram para mostrar a personalidade de suas marcas, encontrar clientes e promover os seus produtos e serviços para um público envolvido.

Pense que o seu Instagram é uma revista com várias seções, nele você pode abordar diversos conteúdos. Nada adianta criar um Instagram e ficar publicando somente sobre as vendas dos seus produtos e serviços para o seu cliente a todo o momento. As pessoas se conectam com histórias e estão interessadas em conteúdo.

Lembra-se daquela famosa propaganda de refrigerante “imagem não é nada, sede é tudo.”? Pois bem, esqueça! No Instagram imagem é tudo, e tudo mesmo! Não adianta ir para o Instagram e publicar imagens de baixa qualidade, montagens mal feitas e ângulos desfavoráveis.

As pessoas se conectam com a marca do seu motel, elas interagem, curtem, comentam, compartilham, replicam postagens e hashtags, e o que elas esperam? Esperam que a marca do seu motel esteja próxima e conectadas com elas! Portanto, tire um tempo do seu dia para se relacionar com os seus clientes:

  1. Responda os comentários em todas as suas publicações o mais breve possível;
  2. Crie fotos interessantes dos seus quartos, pratos, decorações, enfim, tudo que for um diferencial do seu motel merece ser mostrado para o seu cliente. 

5 – Whatsapp:

O aplicativo Whatsapp hoje é sem dúvida o recurso de comunicação mais baixado e utilizado em todo o mundo, praticamente todas as pessoas têm acesso a um smartphone e utilizam esse aplicativo como preferência para conversar, não é a toa que ele foi logo comprado por uma das maiores redes sociais do mundo, o Facebook.

O sucesso do aplicativo se deve a muitos fatores, dentre eles a facilidade com que é possível enviar e receber mensagens de textos, fotos, vídeos, áudios e até realizar chamadas de voz, além do fácil manuseio e utilização. Tudo isso aliado a preferência dos consumidores fez com que este aplicativo se tornasse referência em comunicação através do celular.

Pensando nisso muitas empresas já aproveitam da facilidade que este aplicativo proporciona para se manterem mais próximas dos seus clientes tanto no quesito de auxílio como também para realizar vendas. Portanto, se você proprietário ou gestor de motel ignorar o whatsapp, saiba que você pode estar perdendo boas oportunidades de negócio, principalmente em alguns nichos do mercado onde ele já é uma ferramenta eficiente de venda.

Muitas vezes é mais fácil para um cliente enviar uma mensagem com a dúvida e logo ser respondido, do que fazer uma chamada via telefone ou até mesmo enviar um e-mail. O whatsapp funciona como uma espécie de chat on-line direto, estreitando os laços e de relação entre o seu motel e o seu cliente, sendo uma excelente forma de marketing de relacionamento.

Por isso capacitar às pessoas que irão responder as mensagens para seus cliente é primordial. Além disso, a resposta deve ser muito mais rápida, pois quem utiliza esse aplicativo quer uma resposta o mais breve possível. Deixar o cliente esperando dá chance para ele procurar outro motel.

Uma forma de facilitar e monitorar o que é respondido para seus clientes é utilizar um computador conectado ao whatsapp, o Whatsapp Web, onde além de facilitar a forma de respondê-los você pode enviar fotos do seu computador e outras informações que você não possui no celular.

Para atender todos esses pontos nem sempre você conseguirá fazer tudo sozinho. Para obter um bom resultado, minha sugestão é contratar uma empresa especializada. Caso você não conheça nenhuma, temos ótimos parceiros para indicar que vão fazer um belo trabalho pelo seu motel.

Escrito por: Roberto Bacca Brunetto – Sócio Proprietário da Infobac Sistemas e com experiência de mais de 10 anos gerenciando motel.

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