7 lições de gestão de motel que aprendemos com o tempo

Para quem está começando o seu empreendimento e deseja conhecer mais sobre como administrar bem o seu motel, separei algumas dicas indispensáveis para gestão do motel. Abaixo 7 lições de gestão de motel que aprendemos com o tempo:

1 – O proprietário deve aprender como calcular os valores que serão cobrados para as suítes e quartos ofertados: O valor deve cobrir todas as despesas do motel como custo com limpeza, marketing, enxoval, operacional, investimentos do motel e ainda pensar no lucro. O maior problema nisso tudo é levantar todas estas informações. Após levantar estes custos, fica mais fácil saber qual valor deve ser cobrado dos quartos e suítes ofertados.

2 – Se reinventar a todo momento: O moteleiro precisa investir em comunicação e publicidade. Utilizar as mídias sociais, saber vender o seu produto, chegar até a mão do cliente, e hoje um dos meios é o Facebook ou Whatsapp. A empresa precisa ter um bom site, informativo, de fácil entendimento e muito bem apresentado. É na internet que a maioria dos clientes buscará saber como é o seu motel, principalmente por comentários, fotos e avaliações de outros clientes.

3 – Responder prontamente: Apesar de hoje em dia a maioria das pessoas buscarem informações pela internet, existe uma porcentagem que ainda utiliza o telefone. Seja qual for o meio de comunicação utilizado pelo cliente para entrar em contato com o estabelecimento, ele deve ser atendido prontamente com as informações que procura. Geralmente o cliente que liga, busca apenas duas informações, tipos de quartos e preços, e é através de um bom atendimento que você encanta o seu cliente, criando um desejo para que ele venha conhecer o seu motel.

4 – Padrão de atendimento: O setor que lida diretamente com os clientes é a recepção do motel. É ele que será seu braço direito dentro da empresa, é com ele que o cliente fala diretamente e é ele que recebe sugestões e reclamações que deverão ser passadas para você proprietário ou gestor. Portanto, é indispensável que a recepção tenha um atendimento padrão de excelência, respeito, educação e carinho com os clientes. São as pessoas que trabalham na recepção do motel que irão encantar os seus clientes fazendo com que eles voltem. E principalmente, se o cliente é mal atendido, ele não volta.

5 – Moteleiro sempre de olho: Existem vários setores dentro de um motel, porém não é por isso que o dono deve ficar de fora do negócio. O moteleiro não deve ficar dependente de nenhum funcionário, ele precisa ter conhecimento de todos os setores e passar por todos os processos. O moteleiro deve coordenar, controlar e inspecionar o que puder, garantindo que tudo esteja sendo feito corretamente dentro dos padrões.

6 – Compra de Mercadorias: Você deve pesquisar fornecedores com produtos mais baratos e com maior prazo para pagar. O produto precisa girar, se não você terá que pagá-lo antes mesmo de vender.

7 – Valor de custo da mercadoria: Avaliar se com o preço que você está vendendo obterá lucro. Deve entrar na conta o armazenamento, funcionário, refrigeração de bebidas, reposição e quebra (cliente que consumiu um produto que a camareira não viu, ou se negou a pagar) isso é prejuízo, todo o valor disso precisa estar embutido no preço que a mercadoria será vendida.

A principal questão que o moteleiro precisa entender para uma boa gestão do seu motel é que ele saiba que está lidando com emoções. Ele precisa despertar o desejo, a curiosidade e proporcionar experiências únicas oferecendo diferenciais, destacando-se de seus concorrentes. Essas são algumas dicas básicas e necessárias para uma boa gestão de motel.

Escrito por: Roberto Bacca Brunetto – Sócio Proprietário da Infobac Sistemas e com experiência de mais de 10 anos gerenciando motel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*